A iniciativa Filhó Solidária permitiu angariar 1.425,00€ para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, contribuindo para a aquisição e reparação de veículos de combate a incêndios rurais (na informação mais recente, os bombeiros referiam estar a 15.000,00€ de conseguirem comprar a primeira viatura no âmbito da campanha que têm em curso). As filhós puderam ser adquiridas nos dias 19 e 20 de dezembro por ocasião do Mercado dos Sabores de Natal que animou o Mercado Municipal de Proença-a-Nova em dois fins de semana distintos, numa iniciativa que trouxe a magia do Natal apesar dos atuais constrangimentos. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, fez um balanço positivo na reunião de Câmara desta segunda-feira, 21 de dezembro, destacando o “habitual espaço de partilha”, mesmo que muito limitado pela COVID-19.
Cumprindo-se as recomendações da Direção-Geral de Saúde, o Mercado dos Sabores de Natal contou com a presença de oito expositores – que trouxeram os seus produtos artesanais – e com um programa de animação com magia, música e teatro. No dia 13 de dezembro, realizou-se o atelier de cultura e gastronomia dedicado a um dos sabores mais típicos do Natal proencense: a filhó, iniciativa integrada no projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. Para além de se exemplificar como se faz este doce, as filhós que resultaram do atelier foram entregues a várias instituições do concelho, reforçando-se o espírito de solidariedade da época. Também 12 associações se juntaram ao exemplo e já distribuíram ou vão distribuir filhós pela população, em especial a mais necessitada. Foram ainda realizadas duas rotas das visitas guiadas e encenadas, incluídas igualmente no projeto Beira Baixa Cultural: uma dedicada ao filósofo Pedro da Fonseca e outra às tradições do Natal, ambas realizadas pelo grupo Váatão.
Escola de Concertinas de Proença-a-Nova, Fábio Farinha, a chegada do Pai Natal com a Companhia do Balão Mágico e o espetáculo de magia com o Palhaço Mário Faísca – que tem a decorrer uma exposição no Auditório Municipal que sintetiza os seus 33 anos de carreira – foram outros dos momentos em cartaz. A neve artificial que caiu na Praceta Frei Rodrigo Egídio foi bastante apreciada, em especial pelos visitantes mais pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário