quarta-feira, 27 de maio de 2020

Marcelo eleito Personalidade do Ano

Votação JE: Marcelo Rebelo de Sousa é a personalidade do ano – O ...
Há cinco anos que o Presidente é apontado no estudo do Reader’s Digest como a personalidade que mais confiança transmite. António Costa melhorou a pontuação face a 2019.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi eleito Personalidade do Ano do estudo Marcas de Confiança, realizado pela revista “Selecções do Reader’s Digest” e que assinala neste ano o 20.º aniversário.
A informação foi avançada à Renascença nesta terça-feira. Em comunicado, a revista diz que a distinção significa que Marcelo é a personalidade em quem os portugueses mais confiam.
Durante o estudo, foi pedido aos inquiridos que indicassem um nome que fosse digno do título que recolhe a máxima confiança entre os portugueses, independentemente do setor da sociedade.
Tal como no ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa foi o apontado por mais pessoas, reunindo 35% das preferências. Cristiano Ronaldo foi apontado por 6% dos inquiridos e António Guterres por 4%.
No campo da política, o setor em que os portugueses menos confiam, há duas personalidades que se destacam, além de Marcelo: António Costa e Rui Rio, que mantêm o segundo e terceiro lugar nesta categoria.
O primeiro-ministro regista uma subida considerável de votos face ao ano passado: passou dos 10% obtidos em 2019 aos 21% deste ano.
Já o líder do PSD obteve 9% das preferências.
O empresário dos cafés Delta ocupa o primeiro lugar na categoria de empresários e José Rodrigues dos Santos nas categorias de Literatura e Jornalismo. Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar, lidera o pódios das ONG (organizações não-governamentais).
Há 20 anos que a revista “Selecções do Reader’s Digest” avalia, através do estudo Marcas de Confiança, os níveis de confiança dos portugueses em diferentes realidades, com especial relevância para as suas marcas.
Ao longo destas duas décadas, o número de categorias foi aumentando, sendo hoje 60, entre produtos ou serviços, além de questões de âmbito pessoal, político ou económico, instituições, profissões, personalidades ou relações pessoais.
O selo “Marcas de Confiança” tem ganhado relevância, assumindo-se hoje como um símbolo de reconhecimento e qualidade.

Conheça a lista completa dos eleitos

Arquitetura:
1.º Álvaro Siza Vieira
2.º Eduardo Souto Moura
3.º Gonçalo Ribeiro Telles
Artes Plásticas:
1.º Paula Rego
2.º Joana Vasconcelos
3.º Artur Bordalo
Empresariado:
1.º Rui Nabeiro
2.º Alexandre Soares dos Santos
3.º Belmiro de Azevedo
Gastonomia:
1.º José Avillez
2.º Henrique Sá Pessoa
3.º Kiko Martins
Investigação Científica:
1.º Manuel Sobrinho Simões
2.º António Damásio
3.º Nuno Peres
Jornalismo:
1.º José Rodrigues dos Santos
2.º José Alberto Carvalho
3.º Ana Leal
Literatura:
1.º José Rodrigues dos Santos
2.º António Lobo Antunes
3.º José Saramago
Medicina:
1.º António Gil Martins
2.º João de Deus
3.º Manuel Antunes
Moda:
1.º Fátima Lopes
2.º Ana Salazar
3.º Sara Sampaio
Política:
1.º Marcelo Rebelo de Sousa
2.º António Costa
3.º Rui Rio
Representação:
1.º Ruy de Carvalho
2.º Diogo Infante
3.º Eunice Muñoz
ONG:
1.º Isabel Jonet
2.º AMI
3.º Abraço
Ficha técnica
O questionário das “Selecções do Readre’s Digest” foi dirigido a 12.000 assinantes da revista, sendo que 60% são adultos ativos com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos.
A amostra é representativa dos portugueses nas variáveis de género e idade. Este questionário tem uma taxa de resposta de 8,1%, e uma margem de erro de 2,9%. As questões são de resposta aberta e imediata e não existe qualquer tipo de inscrição, pelo que as marcas apenas figuram no estudo se foram escolhidas pelos inquiridos.
Marta Grosso / RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário