Comunicado da Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros:
"A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) visitou na segunda-feira (18 Janeiro) o Serviço de Urgência do Hospital dos Covões – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), e encontrou uma situação insustentável.
Na sequência do agravamento da situação pandémica de Covid-19, com impacto crítico nos serviços hospitalares, a SRCentro levou a cabo uma visita à Urgência dos Covões (Hospital Geral – CHUC), tendo verificado que este serviço se encontra em completa ruptura.
Durante a visita ficou claro que é “completamente impossível separar doentes positivos para a Covid-19 dos doentes suspeitos que aguardam o resultado do teste. Esta situação é absolutamente inadmissível porque promove a criação de cadeias de transmissão”, explicou o Presidente da SRCentro. Para agravar este caos, não existem assistentes operacionais que garantam uma eficaz higienização dos espaços comuns, nem motoristas suficientes para procederam ao transporte inter-hospitalar, à remoção de cadáveres ou ao transporte de medicamentos. Além disso, segundo os testemunhos relatados pela equipa de enfermagem das urgências do Hospital dos Covões à SRCentro, a partilha de informação com familiares não está assegurada, motivo pelo qual alguns profissionais de saúde terão já recebido ameaças de agressão.
O reforço das equipas de enfermagem, que sempre estiveram deficitárias, não só neste serviço, mas em todas as unidades hospitalares do país, não foi acautelado pelas instituições políticas, mantendo o país no segundo lugar com o pior rácio enfermeiro/utente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário