A Biblioteca Municipal de Cantanhede acolheu hoje, dia 2 de março, a Prova Municipal de seleção para a 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (2020/2021).
Participaram na prova Ana Sofia Mineiro, Caio Rafael Inácio, Gabriel Ferreira Simões, Matilde João Sacramento e Matilde Matias dos Santos em representação do Agrupamento Escolas Marquês de Marialva, e António Seco, Júlia Sousa, Júlio Silva, Mafalda Ferraz e Maria Eduarda Oliveira do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, passando à Fase Intermunicipal os alunos António Seco, Gabriel Ferreira Simões e Matilde João Sacramento.
Os alunos participantes realizaram uma prova escrita com base na leitura prévia do livro “O velho que lia romances de amor”, do autor Luis Sepúlveda, recomendado pelo PNL, e ainda mais outras duas, nomeadamente provas de Leitura Expressiva e de Argumentação.
Foram elementos do júri desta Prova Municipal, Isabel Nina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Biblioteca Escolares, Paulo Manata Fixe, poeta e artista plástico, e Maria Teresa Paixão, Bibliotecária Municipal.
A sessão contou ainda com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia cantanhedense, que fez questão de elogiar, uma vez mais, a iniciativa, salientando “a importância deste concurso para a promoção da leitura em contexto escolar e pôr à prova competências de expressão escrita e oral”, realçando “o papel dos docentes e bibliotecárias dos Agrupamentos de Escolas envolvidos na organização, especialmente este ano, pelo contexto difícil como se realizou”. O autarca reservou aos alunos participantes uma palavra particularmente elogiosa, destacando “o empenho e entrega demonstrados na participação neste concurso tornando-os a todos, desde logo, verdadeiros vencedores”. Para Pedro Cardoso “o esforço dos alunos, nomeadamente neste ano tão atípico revelou uma clara vontade de ir mais além, demonstrando uma proveitosa dedicação e um claro gosto pela leitura”, dando os “parabéns a todos por partilharem connosco o enorme prazer de ler!”, concluiu.
A Prova Escrita incidiu sobre a leitura e compreensão do livro “O velho que lia romances de amor”, de Luis Sepúlveda, romancista, jornalista e ativista político chileno, recentemente falecido, vítima de COVID-19.
Na segunda prova, de Leitura Expressiva, foi proposto aos alunos participantes a leitura de textos poéticos e em prosa, da obra do escritor gandarês Carlos de Oliveira (1921-1981), cujo centenário se assinala este ano.
A terceira e última etapa, foi uma Prova de Argumentação e cada participante teve de fazer um comentário sobre questões ambientais.
A Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2020/2021 decorrerá no próximo dia 24 de abril e será acolhida pela Biblioteca Municipal da Mealhada.
Esta é a 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura que se destina a alunos de todos os níveis de escolaridade e que tem como objetivo central estimular o gosto e os hábitos de leitura e promover a compreensão leitora dos participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário