A brigada de vias da Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias está a realizar trabalhos de aplicação de tapete em vários arruamentos da Freguesia de Ourentã. A operação decorre no âmbito do planeamento negociado entre a presidente da Câmara Municipal e os presidentes de Junta, segundo uma lógica de distribuição equilibrada das intervenções por todo o território do concelho, naquela que é apenas uma das vertentes do plano de requalificação da rede viária que a autarquia está a desenvolver com um investimento que ascende a mais de oito milhões de euros, maioritariamente com recurso a empreitadas.
Ao abrigo desse plano, a Freguesia de Ourentã foi contemplada com a repavimentação de 11 troços de estrada, em alguns casos já terminada, faltando apenas a execução de pequenos trabalhos acessórios. Concluídas estão as intervenções na rua do Rio do Porto e no caminho que lhe dá acesso (Ourentã), na Rua da Relvinha (Póvoa do Bispo), na Travessa da Cabine (Passinho), na Rua da Fonte Nova (Lapa) e no Caminho da Martina (ligação entre Setes Fontes e Ourentã).
As obras começaram com a limpeza e regularização das plataformas com uma camada de tout-venant compactado com aplicação da rega de colagem, seguida da aplicação do tapete betuminoso com uma espessura de aproximadamente seis centímetros, também este devidamente compactado, após o que foi feita a limpeza dos locais sujeitos a intervenção e retirada a sinalização temporária.
Trabalhos idênticos vão agora ser executados na Rua Ponte de Capitão e respetivo beco, no beco da Rua da Sapateira e no Troço em falta na Estrada da CEE, todas em Ourentã, e na Rua do Caminho Velho, nas Sete Fontes, na Travessa da Cabine no Passarinho e no beco da Rua da Fonte Nova, estas últimas na Lapa.
As repavimentações estão a ser realizadas por administração direta pela brigada de pavimentações da Divisão de Apoio às Freguesias, através dos recursos técnicos e humanos desse sector da atividade camarária. Para esse efeito, a referida brigada dispõe de um vasto conjunto de equipamentos que lhe conferem uma capacidade operacional para executar pavimentações de qualidade em muitos quilómetros de estrada do concelho a custos substancialmente mais baixos do que seriam com recurso a empreitadas.
No que diz respeito aos equipamentos técnicos para aplicação das massas betuminosas nas freguesias, eles são constituídos por quatro camiões, dois com semirreboque basculante traseiro e outro com quatro eixos, e uma pavimentadora de rasto, dispondo ainda de uma motoniveladora, dois cilindros, uma retroescavadora, uma varredora, uma máquina de pulverização de emulsão para aderência das massas betuminosas e um trator-cisterna.
Além da atividade da equipa que se dedica à aplicação de tapete, a Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias encontra-se paralelamente a operar na requalificação de caminhos vicinais/rurais com uma brigada equipada com um camião, uma retroescavadora, uma pá-carregadora, uma motoniveladora, um cilindro, um corta-sebes e diversas viaturas de apoio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário