A Casa-Museu Afonso Lopes
A Casa-Museu, também conhecida como “Casa-Nau", pertenceu ao escritor Afonso Lopes Vieira (1878-1946), tendo sido o seu local de criação de eleição. É constituída por um edifício residencial principal situado junto ao mar, onde está instalada, no primeiro andar, a Casa-Museu Afonso Lopes Vieira e no rés-do-chão, parte das instalações da Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira. Integra ainda a capela e o edifício anexo, situado a Norte, onde funcionam os dormitórios da Colónia Balnear.
Afonso Lopes Vieira, ilustre poeta português, é um dos primeiros representantes do Neogarretismo, ligado à corrente conhecida como Renascença Portuguesa. O seu nome está ligado a obras de poesia, prosa, literatura infantil, ensaio, restituições e adaptações, tendo ainda realizado algumas incursões pelo cinema e fotografia.
Por esta casa passaram personalidades ilustres da época, chegando mesmo a refugiarem-se nela para as suas criações pessoais – o poeta chegou mesmo a comparar a serenidade própria do lugar a um sanatório de almas, através de uma cura de “contemploterapia”.
Foi doada pelo poeta para instalação de uma colónia balnear infantil para os filhos dos operários vidreiros e trabalhadores das Matas Nacionais, e pela sua esposa, D. Helena de Aboim Lopes Vieira, com a condição de que a varanda e escritório do primeiro andar frente ao mar se conservassem como estavam à época, no que respeita a adorno e recheio.
Integra ainda um circuito museológico de interpretação de bens culturais aplicados nos vários edifícios (azulejaria e cantaria), relacionando-os com a vida e obra do escritor.
A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira pode ser visitada de 1 de julho a 31 de agosto, de terça a domingo (incluindo feriados), das 15h00 às 21h00.
As visitas estão sujeitas às normas impostas pela Difração-Geral de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário