O Município de Leiria lançou uma campanha de sensibilização para a importância da preservação das dunas na praia do Pedrógão, na zona do Casal Ventoso, apelando à população que contribua para a preservação deste importante ecossistema.
Conscientes de que para proteger é importante conhecer, foram instalados painéis interpretativos da fauna e da flora mais emblemática existente naquelas dunas, alertando para duas das ameaças, o pisoteio pelo Homem e também uma planta invasora, o conhecido Chorão das Praia (Carpobrotus edulis).
Como forma de sensibilização para a proteção dunar e como ponto de partida para uma tão necessária renaturalização das dunas da praia do Pedrógão, procedeu-se à instalação em alguns pontos críticos para Praia do Pedrógão de prumos com corda de proteção, e avisos para lembrar que não se pode pisotear as dunas.
Nos dias 4 e 27 de agosto o Município de Leiria irá proceder a uma campanha de voluntariado ambiental para remoção de chorão de praia, podendo os interessados em participar contactar o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria (244 845 651 e cia@cm-leiria.pt).
Refira-se que as dunas são formas litorais que resultam da acumulação de areias arrastadas pelo vento e ocorrem em zonas onde a costa é arenosa, larga e pouco inclinada e o vento dominante sopra do mar.
As dunas e a sua vegetação são a melhor para a defesa do litoral, protegendo a terra do avanço do mar e das areias.
São ecossistemas frágeis, mas com uma variedade de espécies de fauna e flora, algumas delas as únicas e especificas destes habitats.
Este ano, a “Recuperação de Ecossistemas" é o tema do programa Bandeira Azul.
"Restaurar um ecossistema, terrestre ou marinho, é o processo de reverter a sua degradação e recuperar a sua funcionalidade ecológica. A recuperação de ecossistemas destruídos ou degradados contribui fortemente para a mitigação, a resiliência e a adaptação às alterações climáticas; para a proteção da biodiversidade; para a melhoria da saúde e bem-estar; para o acesso, justo e equitativo, a alimentos e água potável, bem como para equilíbrio social e económico", refere a Associação Bandeira Azul da Europa no seu site.
Mais informação sobre este tema em https://bandeiraazul.abae.pt/candidatura/tema-do-ano-2021/
Nenhum comentário:
Postar um comentário