sexta-feira, 24 de setembro de 2021

De 29 de setembro a 03 de outubro: MUNICÍPIO DE SILVES ASSOCIA-SE A MAIS UMA EDIÇÃO DAS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

 Sob o mote “Património Inclusivo e Diversificado”, a Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património (JEP) através da dinamização de um programa especial que decorrerá entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro.

No primeiro dia de programação, e através da atividade “o Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) está a recrutar conservadores-restauradores!” a autarquia convida a Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, a remontar peças cerâmicas atuais e fragmentadas simulando pequenos restauros, como forma de sensibilizar para a importância de uma prática associada à reconstrução e preservação do passado.

 

O dia 30 de setembro será preenchido com a iniciativa online “Cinco restauros em cinco momentos” que apresentará, nas redes sociais da autarquia, pequenos vídeos descritivos de cinco das intervenções de restauro levadas a cabo pelos serviços de conservação e restauro, objetivando colocar em evidência as várias fases de tratamento a que está sujeito o nosso património, nos seus diferentes suportes: pedra, metal e madeira. O pelourinho, o pavimento em madeira da Sé de Silves, a Torre 4 e muro adjacente das Muralhas da Almedina, a Cruz de Portugal e a Torre 1 do Castelo de Silves são as cinco intervenções que estarão, ao longo deste dia, em destaque.

 

As comemorações das Jornadas Europeias do Património prosseguem com a iniciativa “O Património vai à Rua da Oliveira!”. Nesta atividade, dinamizada no dia 01 de outubro, o Museu de Arqueologia vai ao Estabelecimento Prisional de Silves mostrar como nasceu o MMAS em torno daquela que é a sua mais importante peça: o poço-cisterna almóada, classificado como monumento nacional.

 

A programação das JEP terminará com o passeio interpretativo "Escrita do Sudoeste na Serra Algarvia", a realizar no dia 3 de outubro, pelas 9h30. A iniciativa consiste na realização de um percurso ao longo do vale da sinuosa Ribeira de Odelouca, com passagem por um sítio arqueológico (onde foi encontrada uma estela com a misteriosa escrita do Sudoeste) e momentos de descoberta do património natural e etnográfico. Com entrada livre, a atividade tem participação limitada a 25 pessoas, estando sujeita a inscrição prévia no portal www.qrer.eu, através do email apoioca@qrer.pt ou do telefone 925 390 939.

 

Relembramos que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de meia centena de países, e visam a sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. A nível nacional este evento é coordenado pela DGPC, que também define o tema anual, e conta com a participação de várias centenas de entidades públicas e privadas, contemplando a realização de um sem número de atividades, acessíveis gratuitamente ao público, na sua grande maioria. Nesta edição, “Património Inclusivo e Diversificado” é o tema central. Segundo a DGCP, atendendo a que a “importância das JEP sempre se manifestou na sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve. Durante 2021 e no futuro, queremos garantir que isso possa incluir todos na sua diversidade”, pelo que atentos à temática deste ano as atividades programadas pelas diversas entidades pretendem explorar e expandir o que habitualmente é oferecido aos visitantes, “alcançando e trabalhando com públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas”.

 

O telefone 282 440 854 e o email patrimoniocultural@cm-silves.pt são os contactos do sector de Património Cultural da Câmara Municipal de Silves para fornecimento de informações adicionais sobre a iniciativa.

 

 

SINOPSE DAS ATIVIDADES


Dia 29 de setembro

Atividade: O MMAS está a recrutar conservadores-restauradores!

Sinopse: Partindo de peças cerâmicas atuais e fragmentadas, convidamos a Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA), e desafiamos a realizar os respetivos puzzles reconstrutivos, procedendo posteriormente à colagem dos mesmos e simulação de pequenos restauros.

Com esta atividade pretendemos dar a conhecer a existência da disciplina de conservação e restauro, a sua prática e importância na salvaguarda do património material.

 

 

Dia 30 de setembro

Atividade: Cinco restauros em cinco momentos

Sinopse: Há mais de 30 anos que a Câmara Municipal de Silves desenvolve intervenções em bens patrimoniais através dos seus técnicos de conservação e restauro. Nos últimos anos alguns destes trabalhos têm incidido em bens classificados que se encontram sob a responsabilidade do Município e hoje pretendemos dar-vos a conhecer cinco dessas ações. As intervenções que escolhemos divulgar decorreram sobre pedra, metal e madeira. O restauro da Pelourinho, localizado na praça do Município; o restauro do pavimento em madeira da Sé de Silves; o restauro da Torre 4 e muro adjacente das Muralhas da Almedina de Silves; o restauro da Cruz de Portugal e o restauro da Torre 1 do Castelo de Silves. Com esta iniciativa pretendemos sensibilizar para a importância da salvaguarda patrimonial através da disciplina da conservação e restauro e das suas diferentes técnicas de intervenção que se alteram ou adaptam conforme o material a conservar ou restaurar.

 

Dia 01 de outubro

Atividade: O Património vai à Rua da Oliveira!

Sinopse: Esta atividade visa sensibilizar um público específico, os reclusos do Estabelecimento Prisional de Silves, para a importância do nosso património, levando até si em suporte multimédia o nosso Museu de Arqueologia num documentário relacionado com o surgimento casual do nosso poço-cisterna, que devido à sua relevância levou à construção, no espaço adjacente, do Museu Municipal de Arqueologia e também, o Património mais emblemático da cidade.

 

 

Dia 03 de outubro

Atividade: Passeio interpretativo "Escrita do Sudoeste na Serra Algarvia"

Sinopse: Num percurso ao longo do vale da sinuosa Ribeira de Odelouca, vamos visitar um sítio arqueológico onde foi encontrada uma estela com a misteriosa escrita do Sudoeste. Ao longo do percurso vamos perceber como viviam as pessoas da Idade do Ferro na serra do Algarve. No percurso ficamos ainda a conhecer algum do património etnográfico da zona como os açudes, os moinhos de água e as fontes, mas também vamos poder observar a beleza natural onde esta paisagem cultural se encontra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário