A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) foi, no âmbito do projeto LIVESEED e através do docente e investigador desta instituição de ensino superior, Pedro Mendes-Moreira, a única entidade portuguesa a garantir presença física no Congresso Mundial de Agricultura Biológica, que teve lugar em Rennes, França.
No congresso, Pedro Mendes-Moreira teve a oportunidade de participar na pré-conferência “Embaixadores de Sementes: Construção de uma Rede Internacional para de Promoção do Desenvolvimento de Sistemas de Produção de Sementes para Agricultura Biológica”, de fazer a apresentação de duas comunicações orais e de moderar uma das sessões.
Refira-se que o Congresso Mundial de Agricultura Biológica se realiza de três em três anos e nele estiveram 1800 participantes on-line, e quase 400 presencialmente, de um total de 50 países diferentes. Foram realizadas 180 sessões com mais de 300 autores e oradores nas sessões plenárias. Esta edição apresentou um formato híbrido, tanto presencial como digital, e permitiu, apesar das atuais condições de pandemia, por intermédio das plataformas criadas para o efeito, manter o maior encontro de agricultura biológica do mundo, assim como a interação e a inclusão dos participantes.
“Os desafios para a Agricultura Biológica, quer para o mundo quer para a Europa, continuam bem presentes e a Escola Superior Agrária de Coimbra está constantemente presente nesses desafios e na procura de soluções, quer através da investigação que realiza, quer através dos seus embaixadores, que são os nossos alunos de Agricultura Biológica”, salienta Pedro Mendes-Moreira, que chama ainda a atenção para o objetivo da Comunidade Europeia que determina que “Até 2030, pelo menos 25% da área agrícola da Europa, deverá estar convertida para Agricultura Biológica” (https://ec.europa.eu/info/
Aos interessados na área recorda-se que as candidaturas ao Mestrado em Agricultura Biológica da ESAC encontram-se abertas até 18 de outubro próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário