"A Câmara Municipal manifesta publicamente o pesar pelo falecimento de José Manuel Leite, primeiro Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz eleito após o 25 de abril de 1974 e Cidadão Honorário desta cidade.
José Manuel Leite, nasceu em Lisboa a 24 de março de 1940.
Em 1959, após os estudos liceais, ingressa no Seminário Presbiteriano de Teologia, em Carcavelos. Fez os estudos de pós-graduação na Faculdade de Teologia de Montpellier, em França e no Instituto Ecuménico de Bossey, Universidade de Genebra.
Após concluir a licenciatura em Teologia e a ordenação em 1964, assume o seu primeiro pastorado nas paróquias de Alhadas e Bebedouro, nos Concelhos da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho. Em 1967 inscreve-se como aluno da Escola Superior de Agronomia de Coimbra, terminando o curso em 1970.
Em 1968 funda a Cooperativa Agrícola do Bebedouro, Arazede, da qual vem a ser o seu primeiro gerente e técnico e no ano seguinte é nomeado Diretor do Centro Ecuménico Reconciliação em Buarcos, lugar que ocupa até 1988.
Em 1976 é eleito Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, cargo que ocupa até janeiro de 1980, sendo um dos principais impulsionadores pela construção da Ponte “Edgar Cardoso”.
Em 1988 funda, com dois sacerdotes católico romanos, a OIKOS, hoje bem conhecida como uma ONG para o desenvolvimento. Nesse mesmo ano, vai para Genebra como Secretário Executivo do Departamento “Justiça, Paz e Direitos Humanos” da Conferência das Igrejas Europeias e com a responsabilidade de organizar a 1.ª Assembleia Ecuménica Europeia, realizada em 1989 em Basileia. Representa o Conselho Mundial de Igrejas na Comissão dos Direitos Humanos da ONU.
Em 1994, assume o reitorado e as disciplinas de Ecumenismo e de Patrística do Seminário Evangélico de Teologia em Lisboa.
Em 1995 é eleito, no Sínodo da Igreja Presbiteriana de Portugal, Presidente da sua Comissão Executiva. Atualmente e, mais tarde, Presidente do Sínodo desta Igreja. Foi também um dos Presidentes do Conselho Português de Igrejas Cristãs e membro da Comissão “Igreja e Sociedade” da Conferência das Igrejas Europeias e de alguns grupos de trabalho do Conselho Mundial de Igrejas.
A Câmara Municipal atribuiu, por unanimidade, a José Manuel Leite, a Medalha da Cidade da Figueira da Foz, concedendo-lhe o título de Cidadão Honorário da Figueira da Foz, na sua Reunião de Câmara de 19 de março de 2018, como forma de o distinguir e prestar público apreço pelo valor das suas realizações e pelo contributo notável que deu para o bom nome da Cidade e o desenvolvimento do seu Concelho.
Foi determinado o Luto Municipal, por 1 dia, a observar no dia da realização das cerimónias fúnebres, colocando a Bandeira do Município a meia haste.
A Câmara Municipal apresenta sentidas condolências à família e amigos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário