Mais de um milhar de atletas e amantes da atividade física aceitou o repto da Câmara Municipal de Évora e este domingo, dia 28 de novembro, irão participar nas três iniciativas previstas no âmbito da Évora 21.27 – Meia Maratona, que assinala, por um lado, a classificação da cidade como Património Mundial e, por outro, a candidatura a Capital Europeia da Cultura.
Em termos desportivos, a Meia Maratona da histórica cidade conta com a presença de três centenas de atletas, destacando-se a presença do antigo Campeão da Europa de Corta Mato, Paulo Guerra, natural de Barrancos, o que valorizará ainda mais a prova.
Paulo Guerra começou desde muito cedo a evidenciar-se como atleta no Barrancos Futebol Clube, tendo mais tarde representado o Zona Azul, o Grupo Desportivo Diana e o Arraiolense, onde em 1989 foi Campeão Nacional de Juniores em Corta Mato. Paulo Guerra viria a consagrar-se como o "rei da lama", confirmando-se como um atleta particularmente vocacionado para esta especialidade, conquistando cinco Campeonatos Nacionais e quatro Campeonatos da Europa, para além de uma Medalha de Prata nesta última competição, onde ajudou Portugal a ganhar por equipas 2 Medalhas de Ouro, 3 de Prata e outras 3 de Bronze.
Para além do barranquenho, o “pelotão” de meio fundistas da prova eborense será composto por alguns dos mais importantes atletas provenientes dos principais clubes do sul do país, tanto em femininos como masculinos, aos quais se juntam os demais denominados “atletas populares”, numa competição que para muitos será a estreia numa distância que na semana passada teve o recorde mundial batido em solo português.
Contudo, é na prova de dez mil metros que se regista uma maior afluência com cerca de meio milhar de inscritos, naquela que é denominada carinhosamente no seio dos praticantes como a “prova da calçada”, numa clara referência aos primeiros e aos últimos metros das duas competições, que se desenrolam nalgumas das mais emblemáticas artérias de Évora.
O domingo desportivo em Évora contemplará ainda uma pequena caminhada de cinco quilómetros, de dificuldade baixa, num claro convite às famílias para virem desfrutar de uma cidade patrimonialmente rica e que gosta de bem receber quem a visita.
Fim de semana desportivo Se é no domingo que se centra toda a emoção da Évora 21.27 – Meia Maratona com a realização da prova rainha, dos 10 quilómetros e da caminhada, na sexta-feira e no sábado já estão previstas diversas atividades, no Jardim Público, junto ao coreto, onde será instalada uma Feira com diversos expositores, nomeadamente atuações musicais e atividades desportiva diversas.
No sábado, por exemplo, terá lugar no Mercado Municipal uma Mesa Redonda, a partir das 10h00, subordinada ao tema Alimentação Saudável na Corrida da Sustentabilidade, onde será debatida “A Dieta Mediterrânica como Base de uma Alimentação Saudável e Sustentável” e “O Papel dos circuitos curtos na qualidade da dieta Alimentar”.
Regras Sanitárias
Todas as iniciativas previstas na programação da Évora 21.27 – Meia Maratona estão sujeitas às regras sanitárias em vigor e emanadas da Direção Geral de Saúde, pelo que se apela a todos os participantes e acompanhantes que as cumpram cabalmente.
No momento da recolha do chamado ‘kit do atleta’, deverão ser apresentados um dos seguintes elementos: Certificado de vacinação completa à COVID-19; Certificado de Recuperação após Infeção por COVID-19 ou teste antigénio negativo de rastreio à COVID-19, de acordo com o descrito no regulamento.
A Câmara Municipal de Évora apela ao máximo respeito pelas regras sanitárias em vigor, apelando ao uso constante de máscara, à higienização das mãos e ao cumprimento do distanciamento social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário