sexta-feira, 1 de julho de 2022

Câmara de Ovar promove sessão de esclarecimento para Cuidadores Informais

No próximo dia 6 de julho, a Câmara Municipal de Ovar irá promover, com o apoio do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, uma sessão de formação e esclarecimento para cuidadores informais, profissionais de saúde, farmacêuticos e assistentes sociais. Com início pelas 14h30, na Escola de Artes e Ofícios, a sessão decorre no âmbito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), da qual a Câmara Municipal de Ovar faz parte, desde 2021.

Consciente dos desafios e obstáculos associados à tarefa de cuidar, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de informação, formação e esclarecimento, a abertura da sessão ficará a cargo de Ana Cunha, vereadora com o Pelouro do Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Ovar e de Rita Reis, representante da Merck Portugal e Europa.  O painel contará ainda com a intervenção da rede de parceiros e representantes das associações "Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais"; Projeto "Juntos no Cuidar", da Unidade de Cuidados de Cuidar (UCC Ovar); Projeto "CuidadosaMente" da Santa Casa da Misericórdia de Ovar e do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal da Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA).

Sem necessidade de inscrição prévia, a sessão é aberta a todos os cuidadores informais, profissionais de saúde, farmacêuticos e assistentes sociais e pretende esclarecer o que é o Estatuto do Cuidador Informal, como aceder ao Estatuto, quais os direitos do Cuidador e quais as entidades que podem dar apoio ao cuidador e à pessoa cuidada. O encontro pretende ainda construir pontes entre disciplinas e condições para abordar as necessidades não satisfeitas dos cuidadores e trabalhar ,em conjunto, para as tentar satisfazer.

 

Esta será a terceira de várias Sessões de Esclarecimento que o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais irá organizar, de norte a sul do país, durante o ano de 2022, com o apoio da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), da qual o Município de Ovar faz parte.

As sessões de esclarecimento contam ainda com o apoio do Instituto da Segurança Social, para clarificar como se obtém o estatuto de Cuidador Informal e desmistificar o acesso ao mesmo, assim como para prestar algum tipo de aconselhamento, informação e orientação, tendo em conta os direitos e responsabilidades do Cuidador e da pessoa cuidada.

Para mais informações consultar o programa em anexo ou através de divisocial@cm-ovar.pt.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário