terça-feira, 4 de outubro de 2022

Nova criaçao d’A Escola da Noite em cena em Coimbra até 16 de Outubro

 A nova criação d'A Escola da Noite – “Aqui, onde acaba a estrada”, com texto e encenação de Igor Lebreaud – está em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, até 16 de Outubro. O espectáculo aborda o tema das grandes migrações forçadas e pode ser visto de quinta a domingo.
Ainda nas próximas semanas, no TCSB, prosseguem os Sábados para a Infância, com Ana Biscaia e Ricardo Kalash, e regressa o Clube de Leitura Teatral, com o autor galego Cándido Pazó.

“AQUI, ONDE ACABA A ESTRADA”, DE IGOR LEBREAUD
“Aqui, onde acaba a estrada”, 73.ª produção d'A Escola da Noite, fala-nos de uma família que há gerações foge da guerra e que chega, por fim, ao local onde a estrada termina: “aí ergue-se o Portão, para lá do qual se encontra a promessa de um mundo melhor. Para poderem entrar, contudo, terão de renunciar à língua que falam, às roupas que trazem e à caixa que, durante anos, arrastaram pelo mundo”. Sem referências espaciais ou temporais concretas, a peça propõe-nos uma reflexão sobre as condições em que tantos milhões de pessoas são forçadas a migrar, em consequência de guerras, perseguições, condições climatéricas ou carências económicas.
O espectáculo assinala a estreia na escrita teatral e na encenação do actor Igor Lebreaud e conta com as interpretações de Ana Teresa Santos, Hugo Inácio, Margarida Dias, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash. A ficha artística conta ainda com a cenografia de João Mendes Ribeiro, os figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção, o desenho de luz de Danilo Pinto e a sonoplastia de Zé Diogo. Estreou no passado dia 29 de Setembro e a sua temporada prolonga-se até 16 de Outubro, com sessões às quintas e sextas-feiras (19h00), aos sábados (21h30) e no domingo, dia 16 (16h00). Os bilhetes custam entre 5 e 10 euros e já podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB.
Igor Lebreaud nasceu em Pombal, em 1985. Iniciou o seu percurso teatral no Teatro Amador de Pombal. Após a conclusão da Licenciatura em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, realizou um estágio de actuação n’A Escola da Noite, integrando os elencos dos espectáculos “Este Oeste Éden” (encenação de Sílvia Brito) e “Atravessando as palavras há restos de luz” (enc. António Augusto Barros), ambos em 2009.
Ainda na companhia, integrou os elencos de mais dezasseis espectáculos, trabalhando com os encenadores António Augusto Barros, Sofia Lobo, Cándido Pazó, José Russo e Rogério de Carvalho. Foi co-encenador dos espectáculos “Santíssima Apunhalada”, de Antonio Onetti (2012, com Miguel Magalhães) e “Desmesura”, de Hélia Correia (2019, com Sofia Lobo e Jarbas Bittencourt). Em 2011, foi assistente de encenação em “Animais Nocturnos”, de Juan Mayorga, dirigido por António Augusto Barros. Dirige com regularidade oficinas de teatro para grupos escolares (ensino secundário e superior). É co-coordenador, pela parte d'A Escola da Noite, do Clube de Leitura Teatral, iniciativa co-produzida com o Teatro Académico de Gil Vicente.

ANA BISCAIA E RICARDO KALASH NOS SÁBADOS PARA A INFÂNCIA
Prossegue entretanto a programação dos Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo. A 8 de Outubro, a ilustradora Ana Biscaia propõe a oficina “A parede é uma cena!”, pensada para crianças a partir dos cinco anos. Nas paredes do sub-palco do Teatro, as crianças vão descobrir as respostas para as perguntas-desafio que a formadora, presença habitual no programa para os mais novos do Teatro, lhes coloca desta vez: “Como é que um livro pode saltar para a parede, como é que um livro se ilustra na parede? Será livro? O que será? Tem um sol, tem beijos, animais?”. A oficina tem a duração de 2 horas e a inscrição custa 10 euros.
A 15 de Outubro, o famoso “Guarda Chaves”, personagem criada pelo actor Ricardo Kalash, desce do Museu Machado de Castro para vir desvendar as histórias do Pátio da Inquisição, um espaço por onde já passaram muitas vidas e instituições: o Real Colégio das Artes, o Tribunal da Inquisição, a GNR, o Canil Municipal ou a Casa dos Pobres, entre muitos outros. Nesta visita guiada,
O Guarda Chaves irá revelar “algumas destas história antigas e apresentar-nos o novo rosto deste espaço, agora pólo de difusão de cultura lusófona, de teatro e artes visuais”. A iniciativa é uma co-produção entre A Escola da Noite, o Centro de Artes Visuais e a Cena Lusófona, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Galeria Ícone. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até ao limite da lotação definida. As inscrições devem ser feitas através dos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário