Informação foi avançada pelos serviços secretos norte-americanos, mas ainda não foi confirmada pelo Pentágono. A Polónia faz parte da NATO.
Pelo menos duas pessoas morreram na sequência da queda do que se supõe serem dois mísseis de origem russa, esta terça-feira, em território da Polónia, segundo avança uma fonte dos serviços secretos norte-americanos citada pela AFP. A Rússia já negou o ataque.
As bombas caíram na zona de Przewodów, a cerca de 10 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Terão atingido uma exploração agrícola.
Por agora, o Pentágono não confirma, mas também não desmente a ocorrência de um incidente desta natureza em território da NATO.Em conferência de imprensa, o porta-voz do Pentágono reconheceu que, nesta altura, não há evidências suficientes sobre o terá motivado este incidente.
“Neste momento, não temos informações que permitam corroborar esses relatórios. Mas estamos a levá-los a sério”, disse o general Pat Ryder.
“Não quero especular nem alimentar hipóteses. Mas quando o que está em causa são os compromissos de segurança e o artigo quinto, somos absolutamente cristalinos: vamos defender cada milímetro do território da NATO”, acrescentou.
Rússia nega ataque, Zelensky fala em "escalada significativa"
O Ministério da Defesa da Rússia já negou qualquer ataque contra território da Polónia.
“As declarações dos media e das autoridades polacas sobre a suposta queda de mísseis ‘russos’ na área de Przewoduv são uma provocação deliberada para agravar a situação. Nenhum ataque a alvos perto da fronteira ucraniano-polaca foi feito por rockets russos. Os destroços divulgados pelos media polacos na vila de Przewoduv não têm nada a ver com armas russas”, referem as autoridades de Moscovo.
Ainda do lado de Moscovo, Margarita Simonyan, editora-chefe do canal Russia Today, disse que “antes de acusarem um país capaz de transformar a Polónia em cinzas, deem-se ao trabalho de apresentar evidências”.
Simonyan devolve as acusações de Kiev e fala de erro ucraniano ou provocação da Polónia ou do Reino Unido.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que a Polónia foi atingida por mísseis russos.
“O terror não se limita às nossas fronteiras nacionais. Mísseis russos atingiram a Polónia… para disparar mísseis contra o território da NATO. Este é um ataque de míssil russo à segurança coletiva! Esta é uma escalada muito significativa. Devemos agir.”
Ricardo Vieira/André Rodrigues/RR
Nenhum comentário:
Postar um comentário