> O encontro decorreu nos dias 10 e 11 de novembro, na cidade de Quito, no Equador, e teve por objetivo promover o turismo cultural, as suas experiências e os seus desafios
> A Coordenadora da Secretaria Técnica da Rede participou no encontro com a apresentação de uma conferência com o título “Celebrar a diversidade cultural através do património cultural”
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa participou durante os dias 10 e 11 de novembro no Encontro Internacional do Património e Rotas Culturais Ibero-americanas que decorreu na cidade de Quito, no Equador (América do Sul).
O encontro, organizado pela Oficina Nacional do Equador da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), teve lugar no Centro Cultural Benjamín Carrión Bellavista durante os dias 10 e 11 de novembro, com o objetivo de promover o turismo cultural, suas experiências e desafios. No encontro participaram mais de 20 especialistas internacionais, incluindo representantes do Equador, Argentina, Perú, Santiago do Chile, Bolívia e Panamá, e organizações como o Instituto Europeu de Itinerários do Conselho da Europa, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e o Caminhos de Santiago.
A Coordenadora da Secretaria Técnica da Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Encarnación Giráldez, participou no encontro com a apresentação de uma conferência com o título “Celebrar a diversidade cultural através do património cultural”, no painel subordinado ao tema “Celebrando o património cultural: religiosidade e património imaterial”, moderado por Norma Campos, da Visión Cultural (Bolívia), e no qual também participou um representante de Quito que falou sobre a Semana Santa dessa cidade.
A cooperação em matéria de património cultural constitui um espaço propício para a promoção de acções com impacto no âmbito social, cultural, educativo e económico, para além de potenciar o património como motor de desenvolvimento no âmbito do turismo cultural, contribuindo para a criação de emprego e transformação de regiões mais isoladas.
Destacou-se o papel que podem ter as Rotas Culturais como laboratórios abertos de atuação e colaboração que favorecem a aproximação de pessoas, instituições e redes, colocando em destaque o património natural e cultural local, assim como, o património material e imaterial. Constituem, ainda, um motor para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável dos territórios, para além de servirem de estímulo a acções educativas, com capacidade para difundir e promover conceitos à volta das transformações climáticas e da sustentabilidade para as próximas gerações.
Um dos principais vetores desta iniciativa centra-se nos valores em termos de direitos de diversidade cultural. Estes contribuem para fomentar o exercício da democracia cultural, o acesso à cultura, a participação e o diálogo intercultural entre diversos espaços e geografias.
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.
Abel Rocha
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga
Nenhum comentário:
Postar um comentário