sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Sete cidades portuguesas estão entre as 1.000 melhores do mundo para startups

Lisboa, Porto e Braga foram consideradas as melhores cidades portuguesas para startups em 2022, mas há, no total, sete municípios que são considerados propícios para o desenvolvimento de novos projetos empresariais em Portugal.
De acordo com os dados analisados pela HelloSafe com base numa base de dados da Startup Blink, todas as cidades portuguesas perderam posições na classificação deste ano, no entanto, Lisboa continua a ser a cidade melhor posicionada de Portugal, ocupando o 83º lugar. A segunda cidade portuguesa classificada é o Porto, no 136º lugar, e Braga, ocupa o terceiro lugar nacional de cidades e a 432ª posição geral.
Seguem-se na lista as cidades de Coimbra, que subiu 56 lugares em 2022 e agora está no 441ª posição, Funchal na 949ª posição, e Leiria, que passou a integrar a lista este ano, e que ocupa o 965º lugar.
A capital continua a ser a única cidade portuguesa no Top 100 mundial, com o pódio a ser ocupado pelas cidades de São Francisco, Nova Iorque e Londres. Entre as cidades europeias, Lisboa ocupa a 17ª posição, atrás de capitais como Berlim, Madrid e Paris.
“Portugal tem potencial para se tornar uma das primeiras economias da Europa e um dos mercados que mais tem se desenvolvido no país é o setor de startups focadas em marketing e vendas. Lisboa é o grande exemplo disso”, diz a Hellosafe, sublinhando que StartupBlink Global Startup Ecosystem Map mostra que existem hoje, cerca de 332 startups em Portugal, 5 aceleradoras, 37 espaços de coworking, 9 organizações e 2 líderes.
“Com este estudo, queremos dar um panorama dos ecossistemas para startups disponível no mundo, dando perspetiva aos números publicados pela Startup Blink e assim, medir a evolução dos países e cidades”, escreve a Hellosafe.

André Manuel Mendes/Executive Digest


Nenhum comentário:

Postar um comentário