Cerca de duas dezenas de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC) efetuaram ontem, dia 26 de outubro, uma visita à exposição Brinquedos artesanais, que está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede até fim do mês de outubro.
Acompanhados por uma docente do estabelecimento educativo, os alunos dos 10° e 11° anos do projeto de Arte e Diversidade Cultural tiveram oportunidade, no âmbito da disciplina de Cidadania, de apreciaram os mais de cem trabalhos expostos, com natural destaque para as bonecas e bonecos, jogos, carretas, réplicas de carros, motorizadas, bicicletas, aviões, comboios, cordas de saltar, carteira e uma casa de brincar.
Na sessão estiveram Fernando Marques e Márcia Ferreira, dois dos quinze artistas representados na exposição, que além de partilharem o seu testemunho, aproveitaram a ocasião para transmitir aos alunos um pouco do seu percurso profissional e artístico, revelando alguns dos mais importantes pormenores relacionados com as suas áreas de trabalho artesanal.
Os participantes tiveram assim oportunidade aprender ainda algumas das técnicas utilizadas na execução das obras, aproveitando a ocasião para questionar os artesãos sobre os projetos atuais e para o futuro.
Recorde-se que a mostra Brinquedos artesanais apresenta trabalhos elaborados exclusivamente por artesãos amadores e profissionais do concelho de Cantanhede, que pretendem assim disponibilizar as suas criações, a sua criatividade, a sua arte, demonstrando a todos quantos visitam este equipamento cultural que também pelo artesanato é possível criar brinquedos, bonitos e imaginativos.
Fernando Marques nasceu em Cantanhede, em 1969. Desde 2015 que se dedica à elaboração de brinquedos, utilizando como principal matéria-prima latas e outros objetos de reciclagem.
Márcia Margarida Ferreira nasceu em Arazede e reside em Pedras Ásperas, Sanguinheira. Carpinteira de profissão, dedica-se ao artesanato desde os 37 anos, participando regulamente em feiras de artesanato com trabalhos em tecidos, como bonecos, carteiras, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário