Na próxima segunda-feira, dia 7 de novembro, a partir das 13h15, 209 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó, professores, diretores e coordenadores dos estabelecimentos, coordenadores do programa, todos os membros do executivo e vários colaboradores da autarquia, deslocar-se-ão até à sede do concelho a pé e de comboio para assinalar o Dia Internacional das Eco-Escolas.
Neste dia, o Município de Estarreja enaltecerá o mérito do trabalho que tem sido desenvolvido nas Escolas para salvar o planeta com ações, projetos, atitudes e comportamentos numa cerimónia de entrega, prevista para as 14h20 nos Paços do Concelho e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, das Bandeiras Verdes Eco-Escolas referentes ao ano letivo 2021/2022, e em que será também hasteada a Bandeira Município ECOXXI – 2022.
O programa Eco-Escolas, implementado em todas as escolas do concelho - Secundária de Estarreja, Visconde de Salreu, EBI de Pardilhó, Cabeças, Pinheiro, EB Padre Donaciano Abreu Freire, EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, Mato e Congosta -, representa o empenho da comunidade escolar em prol da Educação para a Sustentabilidade.
Também o Município de Estarreja tem conquistado, desde 2012, a Bandeira Verde ECOXXI. São 11 anos consecutivos a ver reconhecido o seu trabalho desenvolvido nas várias vertentes (21 indicadores analisados), evidenciando o compromisso para um Município mais verde.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. A sua metodologia, inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92) , é descrita em 7 passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
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