terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Proença-a-Nova | VIII Encontro de Janeireiros promove cantares típicos em Dia de Reis

 

O VIII Encontro de Janeireiros do concelho de Proença-a-Nova realizou-se em Dia de Reis, a 6 de janeiro, no Auditório Municipal com a presença de sete grupos provenientes das aldeias de Pergulho e Murteira, Vergão, Corgas, Sobrainho dos Gaios, Cunqueiros, Caniçal Cimeiro e Fundeiro e Vale da Carreira e ainda o Grupo Coral de Proença-a-Nova, em representação dos muitos grupos que mantêm viva esta tradição nas suas aldeias e que se vão ouvindo desde o Natal até ao fim do mês de janeiro.

Dando as boas vindas a todos os participantes e ao público presente, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, realçou a mensagem de boas festas que, de uma forma geral, está incluída nos versos das Janeiras. “Hoje, em Dia de Reis, recordamos a oferta que os Reis Magos fizeram ao Menino e que traduz o espírito da partilha que estes cantares envolvem”, afirmou.

Com algumas diferenças na forma como os grupos se posicionam e nas letras destes cantares, em comum têm o facto de pedirem uma retribuição dos populares na forma de esmola: “dai a esmola para as almas | não julgueis que a comemos | é para as benditas almas | que todos nós as lá temos”. Antigamente, esta era uma tradição que era quase exclusivamente masculina, provavelmente devido à dureza que rodeava esta prática, já que eram ofertados produtos hortícolas como batatas ou cereais que, posteriormente, eram leiloados e as verbas revertiam para mandar celebrar missas pelas almas do Purgatório.

Esta é a oitava edição do Encontro de Janeireiros que o Município promove, iniciativa interrompida apenas pela pandemia, com o objetivo de valorizar uma tradição que é parte integrante da vivência do Natal e do Dia de Reis nas aldeias, promover o intercâmbio entre diferentes formas de cantar as Janeiras que coexistem no concelho e propiciar também o reencontro das comunidades com o mesmo sentir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário