terça-feira, 18 de abril de 2023

Crónica Postal | A IMAGEM DE PORTUGAL NO BRASIL

 

A visita que acontece este mês de abril, do presidente do Brasil, Lula da Silva, é uma oportunidade para lembrarmos que somos dois países irmãos, com língua e cultura comuns. Para lembrar os portugueses que emigraram e sempre foram muito bem acolhidos e os brasileiros que emigram para cá e que se sentem em casa.
Os portugueses roubaram o ouro do Brasil”, disse-me uma criança brasileira de doze anos. Disse o que ouve. De facto temos muito a fazer para repor a verdade da história, que está a ser contada de forma distorcida aos brasileiros.
Há dias li num jornal brasileiro um artigo a tentar repor a verdade. Não pude deixar de escrever para a coluna do leitor do jornal, para que fosse publicado. Aqui vai.
A opinião de Percival Puggina (Brasil e Portugal) é raro. É bem verdade que Portugal foi a Nasa” para os mares há mais de meio século. O engenho dos portugueses permitiu abrir o caminho marítimo para a Índia. Outras nações aproveitaram esses conhecimentos. Espanha e outros. O Brasil é, hoje como ontem, nosso grande orgulho! Foi o monarca português que decidiu a independência do Brasil. Mas, neste particular, os investigadores brasileiros concordam. Acontece que, ao visitar o ‘novo’ Museu do Ipiranga saí confuso. Não está correto criar a dúvida se a chegada dos portugueses foi pacífica. Os investigadores da USP tem que ler a carta do escrivão do rei de Portugal. O escrivão mentiu ao seu próprio rei?
Fico triste com a História que está a ser contada aos brasileiros, sobretudo às gerações futuras. Portugal tem muito orgulho no irmão Brasil, que achou e desenvolveu.”

*EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário