terça-feira, 18 de abril de 2023

Autarca brasileiro em Cantanhede para conhecer políticas no domínio da Educação

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, recebeu a 17 de abril, nos Paços do Concelho, o seu homólogo do município brasileiro de Pontalina, do Estado de Goiás.
Esta receção é resultado do desejo formulado pelo autarca brasileiro em conhecer as políticas municipais de Cantanhede para o setor da Educação, ainda que outras áreas tenham sido referidas na sessão por Helena Teodósio.
Acompanhada pelo vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, que mais tarde reuniria com a comitiva brasileira, à semelhança do que já fizera noutras sessões online, para dar a conhecer o projeto educativo em curso, a edil cantanhedense garantiu que “Cantanhede quer ser um município de referência” no que diz respeito ao desenvolvimento económico e social, destacando a dinâmica das zonas industriais, a aposta nos espaços verdes ou a intensa agenda cultural e desportiva.
Na Educação, área na qual o Município recebeu recentemente competências do Estado, a autarca deu conta que é um pilar estruturante na governação local, referindo mesmo que “deveria ser uma aposta forte do país”.
“Os investimentos que temos vindo a fazer na Educação falam por si, nomeadamente na requalificação dos equipamentos educativos”, sublinhou.
Já o seu homólogo de Pontalina, Edson Guimarães Faria, agradeceu a disponibilidade da autarquia em partilhar as boas práticas nos diversos domínios da administração local, referindo que também o executivo que lidera “dá uma grande importância” à Educação, daí “a necessidade de conhecer, in loco, políticas que Cantanhede está a implementar neste domínio”.
A reunião de trabalho com o vice-presidente Pedro Cardoso, que tutela o pelouro da Educação, incluiu a vista a um centro escolar, as dinâmicas, a organização e a visão que o Município tem para esta “área que é fundamental para abrir as portas para o futuro”.
Como referiu o vice-presidente, “o concelho de Cantanhede, ao longo dos anos, tem investido de forma concertada e sustentada numa educação de referência, na construção de uma escola de qualidade, pelo que não nos surpreende a escolha para vir conhecer as políticas educativas nesta área”.
“Em sessões anteriores, demos nota de como continuamos empenhados e comprometidos em fazer deste território um centro de aprendizagem para todos, um verdadeiro território educativo, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, concluiu.

Paulo Cardantas

 

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