O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, anunciou dois projetos-âncora a submeter ao novo ciclo de financiamento comunitário. “Estamos muito empenhados no cumprimento da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, disse no dia 25 de abril por ocasião da inauguração da Requalificação Urbana da Várzea, presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Um dos projetos refere-se à edificação de um “moderno Polo de Inovação e Conhecimento” onde, de entre outras várias valências, visará a instalação definitiva do Núcleo de Formação do Instituto Politécnico de Leiria, “alinhado com a dinâmica do nosso tecido empresarial e com o surgimento de ‘spin-offs’, novas ideias de negócio – novas oportunidades para as novas gerações, colocando a criatividade e o conhecimento ao serviço do desenvolvimento do nosso concelho”, considera.
Outro dos projetos refere-se à criação de um Parque Verde Urbano, que segundo Pedro Pimpão “é uma ambição antiga da nossa comunidade”, adiantando que a Câmara Municipal o quer concretizar, “porque os pombalenses merecem um espaço de fruição e lazer, que possam desfrutar com as suas famílias e amigos, envoltos num contexto de transição do espaço urbano com a natureza envolvente”.
De acordo com o presidente da autarquia, o futuro Parque Verde Urbano “contribuirá decisivamente para reduzir os efeitos das alterações climáticas, bem como contribuirá para um ambiente urbano saudável e como fator de coesão social”. “Vamos juntos criar um parque verde urbano moderno, próximo e convidativo ao nível das cidades mais atrativas no século XXI”, frisou.
Num momento em que está a terminar os projetos desenvolvidos no âmbito do Portugal 2020”, Pedro Pimpão referiu que Pombal e os pombalenses “empenharam-se na boa execução dos fundos comunitários com elevadas taxas de execução em linha com o meritório trabalho desenvolvido com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria” que “registou uma das melhores performances a nível nacional, na execução de financiamento comunitário”.
Garantindo que Pombal terminará nos prazos previstos “todas as obras em curso ainda relacionadas com o Portugal 2020”, o autarca afirmou: “é nossa firme intenção fechar o mais rápido possível este ciclo” de fundos comunitários “para podermos abraçar com entusiasmo novos projetos no âmbito do Portugal 2030”. “Estamos muito empenhados no cumprimento da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, vincou.
O presidente da Câmara Municipal terminou a sua intervenção garantindo que a missão do executivo municipal passa por, tal como o Portugal 2030, construir um concelho mais verde, digital e atrativo ao investimento económico e à fixação de pessoas” e “promover a coesão territorial, não só dentro deste extenso território que lidero, mas também na região em que nos inserimos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário