terça-feira, 27 de junho de 2023

Estudantes da FCUP na final do Prémio Ecotrophelia 2023

 
O que têm em comum a abóbora, as casulas e a castanha de caju? São alguns dos ingredientes que compõem os três produtos “cozinhados” por estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e que estão entre os oito finalistas do Prémio ECOTROPHELIA 2023, galardão que distingue as melhores propostas de produtos alimentares eco-inovadores apresentadas por estudantes do Ensino Superior.
Entre os candidatos a este prémio estão os “Casulini“. A equipa que integra Bárbara OliveiraÉrica PiscoFrancisca Ramalho e Vasco Trincão da Silva, do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA), desenvolveu um Grissini vegan, rico em fibra, à base de farinha de trigo e casulas, azeite, segurelha e alho.
Destaque ainda para os “Doces do Céu“, de Humberto Fernandes, Mariana Fonseca e Pryscilla Azevedo, do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição (MCCN), partilhado com a Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição (FCNAUP), e as suas “flores” compostas por abóbora, farelo de arroz e óleo de grainha de uva – um doce vegan e saudável.
Na corrida ao Prémio ECOTROPHELIA 2023 estão também os “VeggycompanionsJéssica SilvaJéssica ValenteMarta Morgado e Rúben Barbosa, do MTCA, apresentam a concurso uma bebida vegetal de castanha de caju com bagaço de maçã, aromatizada com canela.
As três equipas finalistas foram apoiadas pelos docentes da FCUP Luís Miguel CunhaSusana Caldas Fonseca e Célia Rocha, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, no âmbito da Unidade Curricular de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, dos Mestrados em Ciências do Consumo e Nutrição e em Tecnologia e Ciência Alimentar.
 
Final marcada para 4 de julho
A competição final da 7.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA está agendada para o próximo dia 4 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Neste evento, as equipas finalistas vão apresentar e dar a provar os seus produtos eco-inovadores a um júri composto por especialistas em inovação alimentar e stakeholders ligados ao setor agroalimentar e selecionados pela sua notoriedade, independência e competência. Segue-se a cerimónia de entrega dos prémios, com o anúncio dos vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares.
Desta competição final sairá o projeto nacional vencedor que representará Portugal na edição europeia do prémio, que decorrerá na principal feira de novas tendências no setor agroalimentar, a ANUGA, em outubro, em Colónia, Alemanha. Da competição nacional sairá também o vencedor do Born from Knowledge, distinção atribuída pela Agência Nacional de Inovação, ao melhor projeto “nascido do conhecimento”.
 
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário