sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Proença-a-Nova | Novos desafios da educação discutidos na receção ao corpo docente

 

O Município de Proença-a-Nova organizou, pelo nono ano, a receção ao corpo docente do concelho no ano letivo 2023/2024, juntando professores do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, educadores dos jardins de infância do Cortiço (Proença-a-Nova) e da Carochinha (Sobreira Formosa), a 6 de setembro, no edifício dos Paços do Concelho.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, realçou o papel dos docentes e da Escola Pública “que tem a condição diferenciada de ser transversal e ser uma escola para todos”, e por esse motivo enfrenta novos desafios, nomeadamente “a chegada de pessoas oriundas de outras geografias e com outras culturas, acarreta, além do desafio que é ensinar, a circunstância de sermos uma escola pública inclusiva”. Nesse sentido, o edil anunciou que o novo quadro comunitário, nomeadamente no que diz respeito ao Plano de Combate ao Insucesso Escolar, terá uma nova parcela dedicada à integração e formação destinada ao acolhimento de emigrantes.

Relativamente ao Agrupamento de Escolas, ao Cortiço e à Carochinha, João Lobo voltou a frisar o papel dos educadores enquanto formadores da sociedade e reconheceu que Proença-a-Nova tem sido um exemplo dentro dos concelhos integrantes da CIMBB e esta condição também se deve à relação de proximidade que existe entre instituições. “A Câmara Municipal faz da educação uma prioridade e isso reflete-se também nos nossos resultados”, acrescentou o diretor do Agrupamento de Escolas, João Paulo Cunha.

O objetivo desta iniciativa é reconhecer o papel do professor e do educador na formação das crianças e jovens do concelho e, simultaneamente, apresentar algumas valências existentes na autarquia que possam ser úteis nas aulas desenvolvidas pelos docentes, estreitando parcerias que têm sido desenvolvidas ao longo do tempo. 

João Lobo lembrou ainda a importância de dar a conhecer o nosso território e a nossa história aos nossos alunos. Como extra, foi oferecida uma tigelada a cada professor com um pouco da sua história e a respetiva receita, com o objetivo de perpetuar aquela que é a rainha da doçaria do concelho e que com ela promove um conjunto de outras atividades económicas características de Proença-a-Nova como a caprinocultura, a apicultura e a produção de limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário