Preservar e celebrar o património cultural imaterial da Marinha Grande, promovendo o envelhecimento ativo e combatendo a exclusão social, são os objetivos do projeto “Sons na Eira”, que está a ser dinamizado pelo Município da Marinha Grande e pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), desde março e até julho.
A iniciativa está a decorrer nas freguesias de Moita e de Vieira de Leiria, em encontros quinzenais, no Clube Desportivo Moitense e na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, respetivamente. O projeto culminará num espetáculo, a ter lugar no dia 31 de julho, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Este projeto visa resgatar as memórias coletivas das comunidades locais, especialmente daqueles que acumulam décadas de vivências e experiências, para dar origem a criações sonoras únicas.
Os idosos envolvidos têm a oportunidade de estimular as suas capacidades cognitivas, melhorar o seu bem-estar emocional e social e, até, colocar em prática as suas habilidades artísticas e musicais. "Sons na Eira" emerge como um exemplo inspirador de como a arte e a cultura podem transformar vidas e fortalecer comunidades.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário