O Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o espetáculo “Dobra”, de Romain Beltrão, no dia 8 de junho, pelas 17h00, cuja entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.
Dobra é uma performance-palestra que começa pela dissecção de uma palavra: dobrar. Dobrar a voz de uma pessoa (num filme, numa série, numa entrevista). Dobrar uma atriz, um ator (substituindo a sua presença pela do seu duplo). Dobrar uma mesa dobrável, uma cadeira dobrável (ou qualquer objeto que se dobra). Dobrar uma folha de papel, várias vezes, até chegar a uma mini escultura (um origami). E há o duplo, o doppelgänder, uma pessoa no mundo que é igual a nós.
Dobra é uma performance dentro da qual o conferencista começa por contar uma viagem onde teve a sensação de ser perseguido pelo seu duplo maléfico, o seu doppelgänger, ao mesmo tempo a que assistia a filmes franceses, dobrados em japonês, e se apaixonou por um designer de móveis desempregado, que ganhava a vida em filmes de ação, enquanto duplo de um ator famoso.
E o conferencista duplica-se. As palavras desdobram-se. O que está a ser contado transforma-se numa dança, as histórias tornam.se gestos...no espaço.
Ficha artística
Criação, Performance: Romain Beltrão Teule
Luz, Som, Espaço: Santiago Rodriguez Tricot
Aconselhamento Artístico: Miguel Pereira
Assistente de Coreografia: Bruno Brandolino
Apoio à Cenografia: Sara Vieira Marques
Produção: Le Vertige
Coprodução: Linha de Fuga
Difusão e Produção executiva: O Rumo do Fumo
Residência: Conservatório de Coimbra - Linha de Fuga; Forum Dança; Honolulu (Nantes, Fr); L’Armorica (Plouguerneau, Fr); L’échangeur CDCN (Château Thierry, Fr); RAMDAM, un centre d’art (Sainte-Foy-lès-lyons, Fr); Le PAD (Angers, Fr) ; Bonifrates (Coimbra); CAMPUS Paulo Cunha e Silva (Teatro Municipal do Porto)
Com o apoio de: DRAC Bretagne (Fr); Festival Temps d’Image Lisboa; Fundação GDA; Fundação Gulbenkian; Mala Voadora;
Agradecimentos: Catarina Saraiva, Claire Buisson, Flora Detraz
Público-alvo: público geral
Preço: Gratuito
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário