Um desportista ou performer, independentemente da modalidade ou arte performativa, tem de desenvolver sólidas competências psicológicas para superar todos os desafios. O foco, a determinação e o planeamento podem ser a chave, se suportados em profissionais preparados. É com base nesta premissa que nasce a nova Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Performance, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, dirigida especificamente a psicólogos. A 21 de junho realiza-se uma aula aberta online com a presença de Joana Cerqueira (Psicóloga do Futebol Clube do Porto), Sérgio M. Vaz (Psicólogo do Sport Lisboa e Benfica) e Carlos Fernandes (Psicólogo do Desporto e Performance e um dos coordenadores da nova Pós-graduação).
“A Pós-Graduação em Psicologia do Desporto e da Performance foi desenhada para desenvolver conhecimentos e competências específicas nos psicólogos, tornando-os mais capazes de realizar intervenção psicológica com os diferentes agentes - atletas, performers, treinadores, entre outros - destes contextos”, salienta Catarina Morais, uma das coordenadoras da nova Pós-graduação em Psicologia do Desporto e da Performance e docente da Faculdade de Educação e Psicologia. Carlos Fernandes, psicólogo do Desporto e também coordenador da nova formação, explica que “os Psicólogos do Desporto e da Performance trabalham com o objetivo central de desenvolver de forma integral o indivíduo, procurando melhorar o seu rendimento, bem-estar e competências psicológicas que se apresentem como relevantes para a obtenção de sucesso no contexto desportivo e/ou de performance,” acrescentando que “estes contextos exigem dos psicólogos competências de intervenção específicas.”
Esta nova aposta permite um elevado aprofundamento das temáticas e experiências trazidas pelos profissionais. Destinada exclusivamente a psicólogos, esta Pós-Graduação privilegia o trabalho realizado presencialmente, o qual assentará, sobretudo, em metodologias experienciais, para que, através de uma forte componente prática, os formandos possam desenvolver competências de atuação nestes contextos. Esta componente decorrerá em regime intensivo (sábados completos), com o “propósito de criar condições para a realização de exercícios de prática simulada e incrementar a experiência emocional associada às tarefas, como forma de potenciar a aprendizagem e retenção dos conhecimentos”, refere Catarina Morais.
Esta Pós-Graduação conta com um corpo docente com uma vasta experiência de intervenção em contextos de Desporto e Performance, apresentando ainda, como elemento diferenciador, o investimento no desenvolvimento de competências de intervenção nos próprios psicólogos, através de uma metodologia que convida o formando ao seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo-lhe potenciar a sua capacidade de tomada de decisão, critério e coerência na intervenção.
A 21 de junho, a partir das 12h30, realiza-se uma aula aberta online sob o tema “O que nunca ninguém me disse sobre a psicologia do desporto e performance”, com a presença de Joana Cerqueira (Psicóloga do Futebol Clube do Porto) e Sérgio M. Vaz (Psicólogo do Sport Lisboa e Benfica) e Carlos Fernandes (Psicólogo do Desporto e Performance e um dos coordenadores da nova Pós-graduação). Um evento aberto ao público, mas sujeito a inscrição.
*Fernanda Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário