O Município de Silves convida-o para uma viagem no tempo na cidade de Silves, no próximo dia 22 de junho às 18h30, na Praça do Município. O Percurso Histórico “Silves, Crónica da Morte de um Operário Corticeiro”, marca 100 anos de uma das greves mais emblemáticas e significativas da história local.
Em 1924, a cidade de Silves foi palco de uma intensa luta dos operários corticeiros. Durante 40 dias, de 1 de maio a 10 de junho, os corticeiros silvenses entraram em greve em busca de melhores condições de vida, enfrentando miséria e fome. Este percurso não apenas narra os eventos da greve, mas também a trágica história de Francisco dos Santos Gonçalves, um operário que perdeu a vida, e dos confrontos que feriram homens, mulheres e crianças.
O percurso ligará a antiga sede da Associação de Classe dos Operários Corticeiros ao local dos eventos sangrentos, destacando episódios significativos da resistência operária e solidariedade entre camaradas de diferentes profissões.
Não perca esta oportunidade única de mergulhar nos eventos que moldaram a história da classe operária em Silves. Venha conhecer, aprender e refletir sobre o nosso passado.
A iniciativa decorre no âmbito da programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril - Silves Abril Presente, Liberdade Sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário