A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) viu acreditadas pela Subcomissão Nacional de Qualificação (SNQ) do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) sete microcredenciações constantes do Plano Nacional de Qualificação desta entidade.
A ESAC é, assim, a primeira instituição de ensino superior do país a ver reconhecido um leque alargado de formações, parte delas já incluídas nos cursos de Mestrado em Recursos Florestais e de Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais.
As microcredenciações em causa abrangem matérias relacionadas com comportamento e suscetibilidade ao fogo, simulação de comportamento de fogo, fogo técnico, e engenharia natural aplicada aos incêndios.
Com esta acreditação por parte da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), os alunos daqueles cursos ministrados pela ESAC passarão também a ter acesso à credenciação nestas matérias, o que se traduz numa mais-valia em termos de habilitação profissional e acesso a postos de trabalho associados à gestão do fogo.
Estas credenciações revelam-se cruciais na redução, entre outros, de fogos rurais, que nos últimos anos causaram graves problemas em Portugal.
*Pelo Gabinete de Comunicação da ESAC
Isabel Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário