segunda-feira, 29 de julho de 2024

Observador Cetelem | 55% dos portugueses escolhem passar férias em Portugal por motivos financeiros

 55% dos portugueses escolhem passar férias em Portugal por motivos financeiros

  • O fator que influenciou 32% dos inquiridos a escolher o estrangeiro foi a atratividade do destino.
  • Percentagem de portugueses com intenção de recorrer ao crédito desce comparativamente aos últimos anos.
  • 1.005,57€ é o valor médio que planeiam gastar no período de descanso.
Chegou a época mais esperada do ano para milhares de portugueses, pois é nesta altura que podem usufruir de um período de descanso. O mais recente Observador Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, sobre as intenções para as férias conclui que 55% dos inquiridos de férias neste período de verão, optam pelo nosso país por motivos financeiros e 28% por corresponder com o tipo de férias pretendido. Por outro lado, para 32% a atratividade do destino é o que mais influencia na escolha de um destino fora de Portugal. Paralelamente, 30% optam por um destino estrangeiro por ser o tipo de férias pretendido e 29% devido ao custo financeiro.
 
Em relação ao pagamento das despesas das férias, 49% dos inquiridos tencionam recorrer ao uso do cartão de crédito, um valor inferior comparativamente aos dois últimos anos (58% em 2021 e 64% em 2022), mas 10% superior ao ano de 2020.
 
Recorde-se, no entanto, que o valor médio que os inquiridos planeiam gastar no período de descanso se situa nos 1.005,57€. Ou seja, 1 em 4 portugueses tenciona gastar mais do que no ano passado durante o período de férias de verão, verificando-se que há um aumento do valor médio que portugueses os planeiam gastar comparativamente a 2022 (+54€), mas abaixo de 2019 (-347€). De referir que a estadia é a parcela onde se pensa gastar mais, em média mais de 450€.
 
A maioria dos portugueses escolhe Portugal para passar as férias de verão, sendo que 37% dos portugueses tencionam fazer férias fora do país, superando os valores pré-pandemia (30% em 2019).
 
*Andreia Martins
Andreia Martins
Consultora Sénior de Comunicação

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