quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Do oceano para casa: SPV tem novos ecobags feitos de plástico marinho SEAQUAL®


-Parceria entre a Sociedade Ponto Verde e a SEAQUAL INITIATIVE e a Impact World

-Projeto sensibiliza para a redução da poluição marinha para a importância da reciclagem de embalagens

-O objetivo é alertar também para a urgência de agir, de modo a cumprir as metas de reciclagem propostas para 2025 e reduzir o volume de embalagens que vão parar a aterro
Comprometida com um futuro mais sustentável, a Sociedade Ponto Verde (SPV) dá a conhecer a sua mais recente novidade: ecobags (sacos para fazer a reciclagem de embalagens) feitos de SEAQUAL® Marine Plastic, um material feito a partir da reciclagem de cordas de pesca em fim de vida, recolhidas antes de irem parar ao oceano. Estes sacos são fabricados em parceria com a Impact World, uma empresa dedicada à transformação de plástico marinho em produtos sustentáveis, contribuindo para a redução da poluição marítima.

O Relatório do Estado do Ambiente 2024, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), conclui que, entre 2018 e 2020, 95% dos plásticos presentes nos oceanos são polímeros artificiais (como os plásticos presentes em diversas embalagens) - destes, 44% são plásticos de utilização única. O estudo indica, ainda, que para alcançar o valor limite da União Europeia, Portugal terá de reduzir em 95% a quantidade de lixo total presente nas suas praias, o que só será possível se se actuar a montante para impedir que estes resíduos cheguem ao meio aquático.
Além disso, Portugal enfrenta, neste momento, sérios desafios para alcançar as novas metas europeias da reciclagem, que indicam que, em 2025, o País esteja obrigado a reciclar pelo menos 65% de todas as embalagens que são colocadas no mercado, evitando assim a perda de 34 milhões de euros de embalagens que não são reencaminhadas para reciclagem todos os anos.

É exatamente para contrariar esta tendência, e para reforçar a importância de todos reciclarem as suas embalagens de forma correta, que a SPV e a Impact World uniram esforços para produzir esta nova coleção de sacos. Esta coleção de ecobags, foi concebida para ajudar os cidadãos a fazer a correta separação das embalagens usadas nas suas casas e a depositá-las nos contentores de recolha seletiva, dando uma nova vida aos resíduos plásticos recolhidos dos oceanos.

Com este lançamento, a Sociedade Ponto Verde reforça o seu compromisso de tornar a reciclagem de embalagens mais acessível, atrativa e simples para todos. Cada ecobag é um alerta visível para a urgência de proteger os oceanos e reciclar embalagens de forma responsável.

Esta novidade está, neste momento, disponível em iniciativas e eventos organizados pela Sociedade Ponto Verde e é fruto de uma parceria com a SEAQUAL INITIATIVE e a Impact World, que tem como objetivo incentivar a ação coletiva em prol dos oceanos.

Os cidadãos que tiverem interesse em obtê-los podem ficar atentos às redes sociais da Sociedade Ponto Verde. Por lá ficarão a saber como podem ter acesso a estes produtos sustentáveis e, assim, juntar-se a esta missão coletiva. Futuramente, os novos ecobags estarão também disponíveis para compra na loja do Jardim Zoológico de Lisboa.

Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.

*Raquel Pelica
**Catarina Simões Farinha 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário