quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Cantanhede | Câmara Municipal promoveu visita cultural. Mais de uma centena de seniores e cuidadores informais visitaram espaços culturais no distrito de Leiria

 
O Município de Cantanhede organizou uma visita cultural no sábado, 14 de dezembro, reunindo cerca de 150 pessoas que exploraram diversos espaços culturais no distrito de Leiria.
O programa começou pelas 07h00 com a saída da cidade de Cantanhede, seguindo-se uma visita livre à Igreja de Alcobaça e ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça às 10h30.
Às 12h00, os participantes visitaram o Museu das Máquinas Falantes e o Mercado de Natal de Alcobaça, antes de, às 13h30, almoçar no Centro Comunitário da Paróquia da Benedita, espaço que foi cedido pela presidente da Junta de Freguesia de Benedita, Maria de Lurdes Pedro.
À tarde, às 15h30, todos os participantes assistiram entusiasticamente ao teatro comédia “Feliz Aniversário” no Centro Cultural Gonçalves Sapinho. Após este momento todos os presentes tiveram ainda oportunidade de confraternizar e registar o momento com a personagem principal desta peça, interpretada pelo artista João Baião.
Pelas 21h00 todos regressaram a Cantanhede no transporte facultado pelo Município, acompanhados por três técnicas da autarquia.
Esta atividade foi realizada no âmbito dos "Encontros Seniores - Envelhecer com Dignidade!" e do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal, iniciativas promovidas pela Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede.
Este tipo de ações tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população sénior, tendo por base a criação de grupos comunitários no território do concelho, promovendo a experiência cultural e social, assim como o convívio e a troca de saberes”, sublinhou a vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, Célia Simões.
A participação dos cuidadores informais nesta iniciativa é uma forma de valorizar o descanso para quem cuida e uma forma de reconhecer o esforço dos cuidadores informais e proporcionar-lhes um momento de renovação de energia”, acrescentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário