Manuel Graça, professor do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de publicar o livro “Rivers of South America”, no qual oferece uma ampla perspetiva sobre os rios sul-americanos, do seu ambiente, da biodiversidade de água doce, das ameaças, da conservação e do património cultural.
“Rivers of South America” examina o ambiente físico, químico e biológico dos rios sul-americanos e as pessoas que vivem nas suas bacias, explorando as principais bacias hidrográficas, com informações sobre a história, fisiografia, clima, hidrologia, biodiversidade, processos ecológicos, problemas ambientais, gestão e conservação de cada rio.
A obra de Manuel Graça, Marcos Callisto (Universidade Federal de minas Gerais, Brasil), Franco Teixeira de Mello (Universidad de la Republica, Uruguai) e Douglas Rodríguez-Olarte (Universidad Centro Occidental Lisandro Alvarado, Venezuela) identifica pontos críticos de conservação para ambientes fluviais e é enriquecido com um grande número de mapas, fotografias, gráficos e tabelas.
Os autores consideram esta publicação uma referência importante para ecologistas aquáticos, autoridades ambientais, governos locais e nacionais, académicos, ONGs e interessados na preservação e gestão de águas correntes.
O novo livro vem no seguimento de outras duas obras que visam dar a conhecer a importância dos rios para a humanidade: “Rivers of North America” e “Rivers of Europe”.
*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário