sexta-feira, 1 de agosto de 2025

CINANIMA revela seleção oficial e estreia competição internacional “All Aboard”

 A 49.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que vai decorrer entre 7 e 16 de novembro, anuncia a seleção oficial de 105 filmes. Esta será uma edição focada na vitalidade e diversidade da animação mundial, e também na contínua aposta do festival na descoberta de novos talentos e na valorização de obras nacionais de excelência. 

Seleção oficial: diversidade, talento e inovação 


Competição Internacional de Curtas-Metragens apresenta 30 filmes provenientes de mais de 20 países, entre os quais três produções portuguesas, sendo estas: “Cão Sozinho”, de Marta Reis Andrade; “Porque Hoje é Sábado”, de Alice Eça Guimarães e “Sequencial”, de Bruno Caetano.  
Este ano, o festival destaca-se pelas diversas coproduções internacionais, valorizando a dinâmica entre países e enriquecendo a diversidade da competição. 


Na Competição Internacional de Obras de Estudantes, foram selecionados 23 filmes de 15 países. A seleção deste ano reúne obras oriundas de vários pontos do Mundo - da Europa, do continente asiático e americano, com países como o Chile, a China ou Singapura - confirmando a importância do festival enquanto plataforma de projeção de novos realizadores no cenário internacional. 


No contexto nacional, o CINANIMA reafirma a sua missão em promover e dar visibilidade à produção portuguesa, com destaque para o Prémio António Gaio: o galardão nacional de maior prestígio do festival. Criado para premiar o melhor filme português nesta competição, o Prémio António Gaio é uma das distinções mais relevantes do panorama da animação nacional e tem contribuído, ao longo das edições, para impulsionar carreiras de jovens autores e consolidar o reconhecimento internacional de realizadores consagrados. Nesta edição, concorrem oito filmes portugueses


A aposta na descoberta de novos talentos estende-se ainda à Competição Jovem Cineasta, que distingue duas categorias etárias: 16 filmes realizados por jovens com mais de 18 anos e 12 obras criadas por jovens até aos 18 anos. Estes espaços de competição são, tradicionalmente, terreno fértil para o surgimento de novos criadores que utilizam a animação como ferramenta de expressão artística. 


Na Competição de Longas-Metragens, cinco obras disputam o prémio. 

All Aboard: uma viagem pela pluralidade e dinamismo 


A grande novidade do CINANIMA 2025 é o lançamento da competição internacional All Aboard. Esta nova secção acolherá a riqueza criativa e a diversidade formal da animação contemporânea, valorizando linguagens híbridas de interseção visual e a promoção de uma visão plural e dinâmica — com 16 filmes a concurso. 


Um festival de referência internacional


CINANIMA mantém-se, ano após ano, como um ponto de encontro internacional incontornável para criadores, produtores, estudantes e amantes do cinema de animação. A 49.ª edição reafirma esta identidade, apresentando uma programação que combina tradição, inovação e descoberta, sendo um espaço privilegiado para o diálogo entre gerações, estilos e geografias.

 
A seleção oficial está disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário