sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Centro de Portugal afirma-se como destino de turismo de natureza em feira internacional em Espanha


Naturcyl - Feira Internacional de Ecoturismo decorre de 19 a 21 de setembro no Real Sítio de San Ildefonso, Segóvia
A Turismo Centro de Portugal está a dar a conhecer a oferta de turismo de natureza da região na 8.ª edição da Naturcyl – Feira Internacional de Ecoturismo de Castela e Leão, que decorre até 21 de setembro no Real Sítio de San Ildefonso, província de Segóvia. Espanha, o principal mercado emissor internacional para a região, volta assim a ser um palco privilegiado para afirmar o Centro de Portugal como destino de excelência em turismo de natureza e sustentabilidade.
Com um stand de 54m² (tenda B – stand B06), o Centro de Portugal está a apresentar a sua oferta ao nível do ecoturismo e do património natural enquanto produtos estratégicos para o território. No espaço, estão presentes os PROVERE regionais Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias do Xisto, Aldeias de Montanha e Explore: iNature & Geopark (com a presença do Geopark Naturtejo, Geopark Estrela, e Geopark Oeste),
São também promovidos outros recursos turísticos da região a este nível, nomeadamente o projeto Terras da Transumância, os parques e reservas naturais da região e as Cartas Europeias de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas e das Terras do Lince.
Um dos momentos mais altos da participação da Turismo Centro de Portugal aconteceu esta tarde, dia 19, às 16h00. O stand da entidade acolheu um Brinde de Boas-Vindas, seguida de degustação de produtos regionais, nomeadamente vinhos e queijos. Este momento contou com a presença de Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, que participou também na inauguração oficial da feira, assim como a Vice Conselheira de Castilla y Leon, Mar Sancho, e o Diretor-Geral de Turismo da Junta de Castilla Y Leon, Ángel González Pieras
De acordo com Rui Ventura, “a presença na Naturcyl é estratégica para a nossa região, que se afirma cada vez mais como destino de excelência no turismo de natureza. Espanha é o nosso principal mercado emissor e esta feira é uma oportunidade privilegiada para reforçar o compromisso da Turismo Centro de Portugal com a sustentabilidade e a valorização do património natural e cultural”.
A Naturcyl é já uma referência em Espanha, juntando todos os anos viajantes, profissionais e adeptos do meio natural em torno dos valores de sustentabilidade, conservação e turismo de natureza. O lema da feira em 2025 é “Uma árvore, mil segredos: uma viagem ao coração da natureza”. O certame tem também um enfoque especial no astroturismo, área em que o Centro de Portugal se distingue com projetos de referência como o Starlight Aldeias do Xisto.
Programação do Centro de Portugal na Naturcyl

A programação do stand da Turismo Centro de Portugal inclui apresentações temáticas e degustações gastronómicas, que reforçam a ligação entre natureza, cultura e gastronomia da região.
Dia 19 de setembro09h30 – 13h00 | Bolsa de Contratação de Turismo de Natureza (B2B), com participação das Aldeias Históricas de Portugal (Sala Conferências)
16h00 | Brinde de Boas-Vindas e degustação “Sabores ao Centro | Vinhos & Queijo” (Stand B06)Dia 20 de setembro11h30 – 11h55 | Apresentação “Geoparques em Portugal: Turismo Sustentável com o Selo UNESCO”, por Carla Jacinto (Geoparque Naturtejo) e Inês Cabau (Geoparque Oeste) (Sala A)
17h00 | Degustação “Sabores ao Centro | Vinhos & Queijo” (Stand B06)Dia 21 de setembro12h00 – 12h25 | Apresentação “GR22 – Trilho Histórico Ibérico”, por Duarte Rodrigues (Aldeias Históricas de Portugal) (Sala A)
15h00 | Degustação “Sabores ao Centro | Vinhos & Queijo” (Stand B06)

Mais informações sobre a feira em www.naturcyl.es.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Sílvia Ribau
Diretora do Departamento de Estratégia e Operação
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário