Alexandra Malheiro tomou posse como Presidente do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) durante a Sessão Solene do Dia do IPCA, que assinalou os 31 anos da instituição.
Na sua intervenção de despedida, a Presidente cessante, Maria José Fernandes, sublinhou que “31 anos podem parecer pouco na vida de uma instituição, mas são uma vida inteira feita de pessoas, escolhas, desafios e coragem”, destacando o contributo dos anteriores presidentes — Lopes Nunes, Norberto Cunha, Agostinho Silva e, em particular, João Carvalho — para a afirmação do IPCA como uma instituição reconhecida a nível nacional e internacional. Agradeceu ao Conselho Geral, ao Conselho de Curadores, aos Presidentes de Câmara dos seis municípios onde o IPCA está presente e, de forma especial, a Fernando Reis, autarca que liderou o processo de instalação do IPCA em Barcelos, classificando essa decisão como “corajosa e visionária”. O agradecimento estendeu-se ainda às empresas e instituições parceiras, ao corpo técnico e docente, aos estudantes e à sua equipa dirigente, salientando o impacto do IPCA na região, no país e na vida das pessoas.
Já como Presidente do IPCA, Alexandra Malheiro deu posse à sua equipa dirigente e afirmou que este é “o início de um novo ciclo de continuidade, mas também de renovação, de escuta e de ação”, alinhado com o lema da sua candidatura, Identidade e Compromisso. Enalteceu a liderança da sua antecessora, destacando a sua visão estratégica, proximidade e profundo conhecimento das dinâmicas do ensino superior.
Referindo-se ao futuro da instituição, Alexandra Malheiro sublinhou que o IPCA atravessa uma fase determinante, nomeadamente com o processo de consolidação como universidade politécnica, que considera uma oportunidade estratégica para reforçar a missão da instituição no desenvolvimento regional, na inclusão social, na inovação e na excelência da formação.
Entre os projetos prioritários, destacou a concretização do BCRIC – Barcelos Research and Innovation Center, a implementação do edifício K2D, orientado para a inovação pedagógica e para a centralidade do ensino nos estudantes, e a criação do Barcelos Smart Digital and Design Hub, uma parceria com o Município de Barcelos e empresas da região dedicada à ciência, à inovação e à transferência de tecnologia.
A Sessão Solene contou ainda com as intervenções do Presidente do Conselho Geral do IPCA, Pedro Fraga, e da Presidente da Associação Académica, Beatriz Medela. Ambos elogiaram o percurso de Maria José Fernandes enquanto Presidente do IPCA, e desejaram votos de sucesso à Presidente empossada.
O momento musical esteve a cargo de Pedro Melo e a cerimónia incluiu a entrega de prémios e distinções a professores e estudantes, encerrando com a atuação dos Grupos Académicos e a entoação do Hino do IPCA.
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)




Nenhum comentário:
Postar um comentário