terça-feira, 24 de novembro de 2015

Hortoglobal.lda no Mercado Municipal de Santiago

No Mercado Municipal de Santiago (Aveiro), existe uma diversidade de bancas com produtos hortícolas à venda, com mais incidência aos sábados.
Mas, existe uma que chama particularmente a atenção dos consumidores, não só pela qualidade dos seus produtos, mas, pela forma como estão expostos e da sua origem. A banca da Hortoglobal chama na verdade à atenção não só dos consumidores ditos finais, como ainda dos que ali se dirigem para a restauração.
Como diz o povo, uma imagem vale mais do que mil palavras, e por vezes até os olhos comem – força de expressão, claro -, pelo menos apreciam. As imagens que se seguem são a prova disso mesmo.
A qualidade dos produtos expostos, associada aos preços pode levar as pessoas a não comprar, sinais dos tempos, sinais da crise nas carteiras dos clientes.
“Nenhuma actividade humana, nem mesmo a medicina, tem tanta importância para a saúde como a agricultura”. Prof. Pierre Delbet (Academia de Medicina, França).

Na civilização em que vivemos, nem sempre é evidente a importância que o sector primário assume nas nossas vidas. À medida que a população activa que se ocupa deste sector se vai reduzindo, os nossos filhos vão crescendo, nas cidades, habituados a conhecer como origem dos alimentos assépticas prateleiras de supermercados. Se o fosso que separa a população portuguesa das suas origens rurais parece acentuar-se, um pressuposto permanece inalterável: dependemos da terra para a nossa sobrevivência; é a agricultura que sustenta a actividade e conquistas da nossa civilização moderna. É, pois, uma actividade vital e com repercussões globais: no ambiente, nas plantas, nos animais, no Homem.

Enquanto consumidores, podemos ter uma palavra a dizer, a nível individual, através das nossas escolhas de consumo. Estas podem exercer uma influência determinante: em benefício da nossa própria saúde e da dos nossos familiares e, ao mesmo tempo, em defesa do ambiente, dos solos e das águas, da vitalidade dos espaços rurais.


Enquanto consumidores, podemos ter uma palavra a dizer, a nível individual, através das nossas escolhas de consumo. Estas podem exercer uma influência determinante: em benefício da nossa própria saúde e da dos nossos familiares e, ao mesmo tempo, em defesa do ambiente, dos solos e das águas, da vitalidade dos espaços rurais. Nesse sentido, consumir alimentos frescos é um gesto positivo e inovador, um voto concreto para uma mudança necessária no sentido da saúde e do bem-estar.


O Mercado Municipal de Santiago fica localizado no Bairro Social de Santiago, Rua de Ovar, a uns 500 metros da rotunda das Glicínias, e dispõe de um parque de estacionamento sem que os clientes corram o risco de ser multados.
Se à dúvidas venham ver para crer…

Postado por J. Carlos



Nenhum comentário:

Postar um comentário