quarta-feira, 1 de junho de 2016

AOS 96 ANOS, HEIMLICH USA A SUA PRÓPRIA MANOBRA PARA SALVAR UMA PESSOA


 
Henry Heimlich
Henry Heimlich
Desde que inventou a Manobra de Heimlich, o melhor método para desobstruir as vias aéreas quando alguém se engasga, o Henry J. Heimlich passou décadas a demonstrar a técnica de salvamento em pessoas dispostas a desempenhar o papel de uma vítima de asfixia.
No entanto, na semana passada, Heimlich, de 96 anos, disse que teve que fazer a sua própria manobra na vida real – pela primeira vez.
O médico fez a manobra, que inventou em 1974, numa mulher de 87 anos que estava a sufocar em Cincinnati, nos EUA, colocando para fora um pedaço de carne que estava entalado na sua garganta.
“Senti que era apenas a confirmação daquilo que tenho feito durante toda a minha vida”, afirmou numa entrevista.
O incidente aconteceu na Deupree House, um lar de terceira idade. A notícia correu depois da Episcopal Retirement Services, que gerencia a residência sénior, ter divulgado entrevistas em vídeo com o médico, a mulher que foi salva e o responsável pela zona de restauração do lar.
A divulgação à imprensa alega que esta foi a primeira vez que o médico usou a manobra para salvar uma vida, mas a verdade é que relatos vários anos lançam dúvidas sobre a afirmação.
O filho, Phil Heimlich, ressalva que “só o facto de um homem de 96 anos conseguir realizá-la é impressionante”.

Pormenores

Patty Ris, a mulher que se engasgou, afirma que se sentou por acaso na mesa de Henry Heimlich na sala de jantar da Deupree House.
Com a sala de jantar a abarrotar, a senhora afirma ter-se sentado na primeira mesa que encontrou. “Pedi um hambúrguer, e a próxima coisa que eu sei é que eu não conseguia respirar. Estava a sufocar violentamente”.
Henry Heimlich disse que percebeu que algo estava errado quando viu que a pessoa ao seu lado tinha o rosto contorcido, com a pele a ficar escura, e não conseguia falar. “Eu sabia que ela estava a sufocar”, descreve.
O médico conta que se levantou e fez a manobra de Heimlich – “aparentemente, foi muito bem feito na primeira vez” -, levando “um pedaço de carne com um pouco de osso anexado a voar para fora da sua boca”.

Salvando pessoas

Segundo o próprio Heimlich, essa foi a primeira vez que usou a manobra para salvar uma vida. “Originalmente, fiz os meus estudos de investigação que levaram a desenvolver esta técnica, em 1974, e nunca considerei que algum dia eu mesmo tivesse que salvar uma vida assim”.
Os registos, no entanto, não são tão claros a esse respeito.
Um artigo da BBC, em 2003, citou o médico, então com 83 anos, a descrever um encontro semelhante em que tentou a manobra num homem, embora a história não tivesse detalhes como uma data precisa, a localização e o nome.
Um artigo da revista New Yorker, em 2006, fez referência a um incidente semelhante, também sem detalhes, mas onde o filho, Phil Heimlich, disse que o pai nunca tinha mencionado quaisquer incidentes anteriores a esse.
Heimlich, um cirurgião torácico, começou a pesquisar maneiras de usar a pressão sobre o diafragma para salvar vítimas de asfixia no início dos anos 1970, depois de ter descoberto que cerca de quatro mil americanos morriam a cada ano de asfixia com alimentos ou pequenos objetos.
Em 1974, desenvolveu o método que comprime os pulmões, causando um escoamento de ar que transporta o objeto preso para fora da via aérea e, em seguida, da boca. Segundo algumas estimativas, mais de 100 mil pessoas devem as suas vidas à técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário