quarta-feira, 1 de junho de 2016

TRÊS MATEMÁTICOS E UM SUPERCOMPUTADOR SOLUCIONAM A MAIOR EQUAÇÃO DO MUNDO


 
(dr) University of Texas
O supercomputador Stampede
O supercomputador Stampede
Três matemáticos, um supercomputador e 200 terabytes de dados. Foi tudo o que foi necessário para solucionar finalmente o problema de matemática conhecido como problema booleano dos trios pitagóricos, proposto por Ronald Graham na década de 80.
A façanha quebrou o antigo recorde da maior demonstração matemática, queocupava apenas 13 gigas.
O problema agora resolvido envolve o teorema dos lados de um triângulo de Pitágoras (a² + b² = c²), no qual, por exemplo, 3, 4 e 5 são um trio pitagórico – uma vez que a soma dos quadrados de 3 e 4 (9+16) é igual ao quadrado de 5 (25).
Graham questionou se seria possível dividir o conjunto de todos os números naturais em duas partes iguais, de tal forma que nenhuma das duas partes contenha um trio pitagórico inteiro.
E a resposta encontrada pelos cientistas, cuja demonstração ocupa os 200 TB de espaço em disco, é.. não.
A proeza foi conseguida pelos matemáticos Marijn Heule, da Universidade do Texas,Victor Marek, da Universidade de Kentucky, e Oliver Kullmann, da Universidade de Swansea, no Reino Unido.
A equipa de investigadores usou o supercomputador Stampede, da Universidade do Texas, para testar todas as possibilidade de dividir o conjunto dos números inteiros em duas partes de tal forma que nenhuma das partes contivesse conjuntos de trios.
Isso significou afunilar as possibilidades de 102,3 biliões para “apenas” 1 bilião.
O Stampede, que tem 800 processadores, precisou de dois dias para testar todas as possibilidades e demonstrar que só é possível dividir o conjunto em dois grupos, de tal forma que nenhum deles contenha um conjunto inteiro de trios pitagóricos, se forem considerados números inteiros até 7824.
A partir de 7825 torna impossível e, para descontentamento de muitos, inexplicável. Como se fosse uma cábula, o computador oferece a resposta, mas não ensina o porquê.
Os 200 TB de armazenamento usados pela demonstração da resposta encontrada equivalem a toda a biblioteca do congresso norte-americano ou a 337.920 cópias deGuerra e Paz, de Leon Tolstoi, um dos maiores romances já escritos.
Segundo a revista Nature, a equipa de investigadores criou uma versão comprimida da demonstração, com apenas 68 GB de tamanho, que levaria nada menos do que 30 mil horas para ser descarregada, recompilada e verificada.
O único problema é que não há nenhum cérebro humano capaz de realizar tal tarefa.
ZAP / Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário