quarta-feira, 1 de junho de 2016

360º - Dia da Criança: onde investir o dinheiro para o seu filho. E um vídeo rápido sobre a carta por pontos

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaA partir de hoje, o Estado e os beneficiários da ADSE deveriam pagar menos por TAC e ressonâncias feitas em privados. Mas a medida, conta o Negócios, foi suspensa durante um mês. Vem aí um grupo de trabalho para decidir sobre o assunto.

Investigação ao SIS. Depois de um espião português ter sido detido por suspeitas de passar informações à Rússia, a NATO decidiu ver o que se passa no nosso Serviço de Informações de Segurança. A notícia é do DN.

O Senado brasileiro já reagiu ao caso de violação colectiva de uma adolescente que chocou o país. E mudou a lei. A partir de agora, a pena para esse crime pode chegar aos 25 anos de prisão.

Informação relevanteVamos, primeiro, àquilo que não é notícia: Marcelo Rebelo de Sousa quebrou ontem mais uma tradição política. O Presidente esteve no parlamento sem ser para tomar posse ou para dirigir uma mensagem aos deputados - foi, apenas, encerrar um colóquio sobre políticas públicas. E deixou um apelo: tem que haver um consenso de médio e longo prazo na Segurança Social, na saúde e noutros temas e esse compromisso tem que ser feito "hoje e agora".

Onde é preciso um compromisso entre PSD e PS é nas nomeações para altos quadros do Estado. Mas ele não acontecerá "hoje e agora", foi adiado. A nova data é julho, diz aTSF.

Depois das notícias que anunciavam um pacto de não agressão entre PS e PCP nas autárquicas para preservar a coligação que suporta o Governo, Jerónimo de Sousa negou ontem tudo: "Queria dizer que não há pacto nem vai haver agressão". Entendido.

A seguir a Estaline, os Angry Birds (faz sentido). O novo cartaz da JSD mostra António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa como os pássaros zangados do jogo que agora é um filme e escreve: "Portugal não é para brincadeiras de esquerda!" Lá pelo meio, também há uma vaca a voar.

Ainda sobre críticas a António Costa, hoje o jornal i traz uma entrevista muito dura. António Galamba, ex-deputado do PS, diz que "há medo de retaliações" no partido para quem criticar a liderança, que os cortes nos colégios não são "de gente séria" e que “por cada dia que o dr. António Costa é líder do PS, há 14 militantes que deixaram de pagar quotas".

Foram mais 215,4 milhões de euros do que o previsto. Os custos com as PPP (parcerias público-privado) foram de 1.597,7 milhões de euros no ano passado. Porquê o desvio? Por causa do Túnel do Marão e de poupanças e receitas não concretizadas.

Por falar no túnel do Marão: o Estado foi condenado por um tribunal arbitral a pagar 46 milhões de euros (mais juros) à concessionária à qual o projeto foi resgatado em 2013.

Os números de António Costa e Passos Coelho não batem muito certo. Não querendo parecer picuinhas, a Margarida Peixoto foi olhar para as contas: o atual Governo diz que as 35 horas terão um impacto de 27 milhões de euros em seis meses, só no setor da saúde. Mas quando o anterior Governo passou para as 40 horas disse que ia poupar 36 milhões só num trimestre. O diploma sobre o tema está hoje no parlamento.

Mais problemas com dinheiro: ontem, quando faltava apenas uma hora para a cerimónia, as câmaras do Porto, Gaia e Gondomar anunciaram que não iriam assinar com o Governo os contratos de financiamento comunitário relativos aos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano. Pedem mais dinheiro.

Os profissionais de saúde receberam 19 milhões de euros em três anos de laboratórios. Os números, divulgados ontem pelo Infarmed, constam da Plataforma da Transparência. A comunicação destes valores é obrigatória desde 2013.

Também hoje, entra em vigor a nova carta por pontos e, como já deve estar farto de ler sobre o assunto, fizemos-lhe um vídeo curto a explicar exatamente o que vai mudar. São pouco mais de dois minutos que já foram vistos por mais de 300 mil pessoas.

Duas sondagens mostram que a maioria dos britânicos pretende votar a favor da saída do Reino Unido da União Europeia no referendo sobre o Brexit a 23 de junho. Uma dá 47%-44% e a outra 45%-42%.

Há mais um apoio para Donald Trump. Mas, em vez de "Obrigado", a reação do candidato republicano à Casa Branca deve ser "Oh, não...". É que o apoio chegou do regime da Coreia do Norte, que o considera "sábio" e "prudente".

O alerta vem do departamento de Estado americano: há o "risco de um potencial ataque terrorista na Europa cujo alvo será um evento em larga escala". A nota oficial não explica que evento será esse, mas, como se apressou a notar quem a leu, o Europeu de futebol está a começar.

A Argentina pode ser excluída da Copa América, que começa a 3 de junho? Pode. E isso tem alguma coisa a ver com desporto? Não. Está em causa uma luta entre o governo e a Associação de Futebol Argentino.

Os nossos Especiais

Como hoje é Dia da Criança, se calhar está a pensar partir aquele mealheiro que está lá no quarto e abrir uma conta especial para o seu filho, certo? Parabéns pela vontade de poupar para o futuro, mas antes se calhar é melhor lereste texto do David Almas. Ele dá um conselho curto e simples: afaste o dinheiro do seu filho ou da sua filha das contas para criança.

Notícias surpreendentes

Hoje é dia de estreias antecipadas no cinema, por causa do Dia da Criança. O crítico do Observador, Eurico de Barros, já viu “Angry Birds – O Filme” e não se pode dizer que tenha ficado impressionado: "No que toca a medir-se com as animações da Disney, da Pixar e da DreamWorks, não lhes chega nem às pontas das unhas dos pés".
Outros filmes para ver esta semana: "Que Famílias!", uma "inatacável, trepidante e melancólica" comédia francesa; e "Pais e Filhas", um melodrama que "esguicha lamechice da mais descarada e pegajosa em jato contínuo".

Havia sexo (e muito) nos bastidores de "Baywatch". A série "Marés Vivas" marcou os anos 90 e continua a dar notícias. Num documentário recente, uma das atrizes disse: "Aprendi depressa que ‘se a roulote está a abanar, não batas à porta!’”.

É menina! E são duas! Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones, faz 69 anos daqui a uma semana. Mas está de parabéns por outras razões: acaba de ser pai de gémeas. A mulher, Sally Humphreys, tem 38 anos.

O "The New York Times" acabou com mais um mito da alimentação: parece que, afinal, o pequeno-almoço não é tão importante quanto isso. Deve comer apenas se tiver fome.

Só precisa de poucos minutos. Uma marca inglesa inventou um verniz em spray e já houve quem o testasse no Observador. A rapidez é o ponto forte, mas também há problemas. Veja o vídeo.

Mais rápido do que isso, só uma visita ao Observador. Estão aquitodas as notícias em tempo real, com rapidez e rigor.
Até já
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário