quinta-feira, 7 de julho de 2016

Portugal bateu vários recordes contra Gales... Cristiano é o maior

Não são todos de Ronaldo. Renato Sanches e Rui Patrício também são chamados a imortalizar os seus nomes na história dos europeus.

Comecemos pelo mais novo, Renato Sanches. E é exatamente sobre essa questão que trata o recorde do miúdo. Renato Sanches só precisou de entrar em campo para se tornar no mais jovem de sempre a jogar a meia-final de um Europeu, com 18 anos e 323 dias. Curiosamente, ultrapassou Cristiano Ronaldo que, em 2004, jogou a meia-final com 19 anos e 146 dias. Se alargarmos este registo também a mundiais, Renato Sanches é o terceiro mais jovem de sempre, atrás de Pelé e Bergomi.

Segue-se Rui Patrício, agora o guarda-redes português com mais jogos em europeus. Com este jogo passa a somar 11 em europeus, descolando de Ricardo, que é agora segundo com 10. Vítor Baía fecha o pódio com oito.

É nesta altura que, ao ouvir a palavra "recordes", Ronaldo pergunta se o chamaram. Com mais um jogo, o 20º, Ronaldo reforça o estatuto de jogador com mais encontros em europeus. Se Schweinsteiger jogar na quinta-feira, passará a ser o segundo, com 18. Buffon fecha o pódio, com 17 jogos.

E agora os recordes a que os golos dão direito: com o golo marcado frente ao País de Gales, Ronaldo igualou Platini com nove golos em europeus. Ninguém fez melhor. Com esse mesmo golo, Ronaldo tornou-se no primeiro jogador a marcar em sete jogos diferentes em europeus. Por fim, e com a ajuda da assistência para Nani, o capitão é o primeiro jogador da história do Euro com um golo e assistência em duas meias-finais (2004 e 2016).

Há ainda um registo coletivo de relevo, já que Fernando Santos, com a entrada de Bruno Alves no 11, lançou no Europeu todos os jogadores de campo, ficando apenas a faltar Eduardo e Anthony Lopes.


Fonte: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário