sexta-feira, 2 de setembro de 2016

360º - O ex-espião que agora quer vender serviços de informações ao Estado

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O Partido Socialista tem um passivo de 21 milhões de euros e está a pedir a dirigentes que usem o seu próprio dinheiro para pagar despesas como, por exemplo, a conta da água e da luz. A notícia é do JN.

Foi o primeiro jogo depois do Euro e acabou numa goleada. Portugal bateu Gibraltar por 5-0, com dois golos de Nani, num encontro que só conta para treino. Segue-se, na terça-feira, o primeiro jogo de apuramento para o Mundial de 2018, contra a Suíça.

As autoridades neozelandesas retiraram durante a madrugada o alerta de tsunami que tinha sido emitido depois do sismo de 7,1 na escala de Richter que abalou o país ao começo da noite. Não houve feridos nem grandes estragos.


Informação relevante
O antigo espião que deixou o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) para formar uma empresa de "intelligence" quer vender serviços ao Estadoportuguês. Ruben Ribeiro (que também gosta de se apresentar como "Mike R.") gostava que a IntellCorp funcionasse como as empresas de segurança que trabalharam no Iraque ao serviço da administração americana. É uma história tipicamente portuguesa, que o Luís Rosa, o Pedro Rainho e o Vítor Matos contam aqui.

Já ontem, o Bloco de Esquerda reagiu a esta polémica. O deputado José Manuel Pureza enviou uma longa pergunta (na realidade, são quatro) ao Governo sobre a notícia divulgada originariamente pelo DN: "Tem o Governo conhecimento da situação atrás relatada? Pode confirmá-la? Não considera o Governo que o desempenho das funções atrás enunciadas na empresa IntellCorp por parte dos 'ex-espiões' do SIED e do SIS configura um caso flagrante de manifesta incompatibilidade com as finalidades ou o funcionamento do Sistema de Informações da República Portuguesa ou com a segurança e interesses nacionais? Em caso afirmativo, que medidas vai acionar o Governo para garantir o cumprimento da lei em matéria de ‘período de nojo’?”.

O CDS abriu ontem à noite a sua Escola de Quadros.Sentado ao lado do comissário europeu Carlos Moedas (já vai perceber porque é que esse detalhe é importante), o eurodeputadoNuno Melo aproveitou para atacar o Governo: "Se hoje não há sanções não é por mérito ou esforço de António Costa, que em seis meses tem feito tudo para justificar as sanções. É porque os partidos no PPE e o comissário Carlos Moedas se bateram contra as sanções". Já Carlos Moedas, falou para os centristas à noite, mas já tinha estado de manhã na Universidade de Verão do PSD e ao começo da tarde em São Bento, com o primeiro-ministro.

Marcelo Rebelo de Sousa mantém-se optimista em relação à economia portuguesa - até ver. Disse estar confiante de que o défice chegará aos 2,5% até ao final do ano. Mas (há sempre um mas) é preciso esperar para tirar consequências: “Só no final do ano é que nós, em rigor, poderemos saber se este caminho teve o sucesso que o Governo esperava ou não”.

Sem preocupações com partidos, Marcelo inaugurou ontem a primeira Festa do Livro, no Palácio de Belém. A iniciativa, que dura até domingo, pretende vender apenas livros portugueses e chamou muita gente. O Presidente foi visitar os vários stands e quem se cruzava com ele provava, de forma involuntária, que o objectivo politico foi bem-sucedido. Uma pessoa comentou: "É um homem do povo". Outra, com ainda maior poder de síntese, disse: "É um querido".

O Forum para a Competitividade, liderado pelo empresário Pedro Ferraz da Costa, afirma que "a descida do IVA na restauração foi um erro muito caro". A medida do Governo não terá trazido benefícios para os consumidores, por um lado, e, por outro, não terá sido capaz de gerar mais emprego no sector.

Houve um recuo de 58,4% no número de reformas antecipadas dos trabalhadores do Estado. Este número é explicado por uma penalização de 21,3% no valor das pensões no ano passado. Os dados foram avançados pela Caixa Geral de Aposentações no seu relatório e contas de 2015.

A família de Ruben Cavaco pode estar disposta a chegar a um acordo financeiro com os dois filhos do embaixador iraquiano. Ao jornal i (sem link disponível), fonte próxima da família afirmou: "De que nos serve que sejam presos?".

Uma explosão no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, destruiu um foguetão da SpaceX, de Elon Musk. A aeronave deveria colocar este sábado no espaço um satélite que estaria ao serviço de uma parceria que envolve o Facebook.

E aí vamos nós outra vez... Mariano Rajoy regressa hoje ao parlamento espanhol para tentar novamente formar governo. Tudo indica que será chumbado, o que colocará o país numa linha recta para as terceiras eleições em poucos meses.

Na Venezuela, o problema é o contrário: grave, é haver governo. Ontem, cerca de um milhão de pessoas manifestaram-se contra o Presidente Nicolás Maduro. "A Venezuela está com fome", gritaram.

Em França, é o fim da "selva de Calais". O bairro de lata onde estão alojados entre 7 mil e 10 mil migrantes, vai ser desmantelado pelo governo. Quem lá vive será colocado em novos alojamentos.

Dilma Rousseff não desiste e interpôs um recurso a pedir a repetição do julgamento do impeachment. A defesa da ex-Presidente argumenta que a decisão que a afastou do poder éinconstitucional.

Já hoje de manhã, no Observador, Rui Ramos escreve sobre o tema, no artigo "Brasil: o que é uma democracia?": "No Brasil, importa menos o que aconteceu, do que o modo como aconteceu. Dilma não foi derrubada na rua, por soldados ou manifestantes. Caiu onde devia, no Senado. É a diferença que faz a democracia".


Os nossos Especiais

Será que ser bilingue mantém o cérebro em forma? Vários estudos indicam que sim, mas, a ser verdade, o que perde quem fala apenas um idioma? Como explica este texto da Mosaic Science, "o bilinguismo pode ajudar as nossas cabeças a trabalhar melhor e até mais tarde, pela velhice dentro, o que pode vir a ter um enorme impacto na forma como ensinamos os nossos filhos, assim como na nossa relação com os idosos". 


Notícias surpreendentes

O Instagram anunciou uma novidade: dentro de semanas, passará a ser possível fazer zoom em vídeos e fotos já publicados. Ao fazê-lo, a publicação passará a ocupar todo o ecrã.

No Instagram, de facto, as fotos ganham vida. E até se transformam em livros. Um editor da Penguin juntou as suas imagens preferidas daquela rede social e vai lançar agora Life on Instagram. Vale a pena ver, aqui.

Começa hoje a Feira do Livro do Porto. A iniciativa tem tido uma vida atribulada. Agora, não é organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), mas sim pela Câmara Municipal do Porto. O que mudou? A Sara Otto Coelho explica.

Também hoje é o primeiro dia da Festa do Avante! A Rita Garcia foi procurar as melhores histórias do festival de música do PCP. Descobriu Zé Pedro (que ficaria conhecido nos Xutos & Pontapés) a trabalhar na primeira edição, em 1976, a troco de uma sanduíche e de uma imperial; e também Rui Veloso, que quando lá tocou nos anos 80 fotografou Álvaro Cunhal nos bastidores (o líder comunista não gostou).

Este vai ser mais um dia de muitas notícias no Observador. Vamos estar atentos ao que se passa em Portugal, em Espanha (com o debate no Parlamento) e no resto do mundo. Passe por cá.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário