sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Hora de Fecho: Crónica (interativa) da queda de Dilma

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O sabor da vitória nas urnas em 2014 durou menos de dois meses. A sua queda, antes mesmo da metade do mandato, só não era inevitável porque aprovar um impeachment parecia difícil. Mas aconteceu.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que Portugal estará reunido com Governo iraquiano dentro de duas semanas em Nova Iorque, para acelerar levantamento da imunidade.
É precoce falar em indemnização, mas a defesa de Rúben Cavaco acredita que ambas as partes vão chegar a acordo. Ainda assim, cenário de acordo não trava o processo de investigação criminal.
Vários utilizadores do novo Galaxy Note 7, da Samsung, colocaram vídeos nas redes sociais a mostrar que o aparelho se incendiara ao carregar. A empresa vai entregar telemóveis de substituição.
O PS rejeita a ideia de que está em “falência”, mas reconhece que tem vivido da “solidariedade” e do “trabalho generoso dos seus militantes” e dirigentes para responder aos compromissos financeiros.
O Partido Socialista, com um passivo de 21 milhões de euros, tem pedido a alguns dirigentes que paguem as despesas locais e assumam esses pagamentos como "donativos", noticia o JN.
Sociais-democratas devem ficar fora da apresentação de propostas para o Orçamento de 2017. Passos recomenda a Costa: "Tire o cavalinho da chuva".
A caminho das Berlengas, o primeiro-ministro respondeu a Passo acusando-o de "um enorme vazio de ideias relativamente ao futuro". E compara-o a um "condutor de um comboio fantasma".
Os cortes salariais para funcionários na mobilidade permanecem enquanto a atual lei não for revogada. Governo quer recolocar em funções 500 trabalhadores até à nova lei.
Durante uma intervenção na Escola de Quadros do CDS-PP, António Filipe Pimentel avisou que existe um "problema grave" no Museu Nacional de Arte Antiga. "Aquilo vai partir e vai partir em muito pouco."
Shinichi Mochizuki dedicou 20 anos da sua vida a tentar descodificar um dos problemas matemáticos mais difíceis do mundo. Mas nem os melhores matemáticos do mundo conseguiram perceber o seu trabalho. 
Opinião

Rui Ramos
No Brasil, importa menos o que aconteceu, do que o modo como aconteceu. Dilma não foi derrubada na rua, por soldados ou manifestantes. Caiu onde devia, no Senado. É a diferença que faz a democracia.

Paulo Ferreira
Vamos supor que um governo português recebia o “bónus” fiscal de 13 mil milhões que Bruxelas quer obrigar a Apple a dar à Irlanda. Recusava, preocupado com a imagem no país? Ou gastava à tripa forra?

Miguel Tamen
Dar conselhos requer essencialmente vontade de pôr o próximo no seu lugar; para quem os dá, o lugar natural do próximo é o lugar de quem não sabe que nada sabe.

Helena Garrido
A economia portuguesa está de novo a afundar. A evolução do investimento tem de ser a maior preocupação. Um problema que o investimento público não resolve.

Rita Coelho do Vale
Temos que deixar de ter surpresas à la PT ou à la CGD. E para que estas surpresas acabem, temos que começar a penalizar todos aqueles gestores que tomam as más decisões.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário