quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Holanda aprova proibição do uso do véu em alguns locais públicos

Resultado de imagem para Holanda aprova proibição do uso do véu em alguns locais públicos
Os deputados holandeses adotaram, por maioria, a proposta de lei que proíbe o uso do véu completo em locais públicos como escolas, hospitais e transportes coletivos.
"A lei foi aprovada", afirmou o presidente da câmara baixa do parlamento, Khadija Arib, depois de a proposta do Governo ter sido adotada com 132 votos a favor, em 150 membros que conta a assembleia.
O texto, anunciado em maio pelo Governo do primeiro-ministro liberal, Mark Rutte, prevê a proibição de vestuário que esconda totalmente o rosto em estabelecimentos de ensino, de saúde, governamentais e nos transportes públicos.
Qualquer infração desta lei, que ainda deve ser aprovada pelo senado, incorre numa multa que pode ir até 405 euros.
A proibição, que não se aplica na rua, surge em "situações específicas onde é essencial que as pessoas possam ser vistas", ou por razões de segurança, afirmou o primeiro-ministro holandês, em maio, garantindo que a proposta não tinha "qualquer fundamento religioso".
O primeiro Governo de Mark Rutte (2010-2012), apoiado no parlamento pelo partido anti-islâmico do deputado Geert Wilders, aprovou uma lei que previa uma proibição do véu completo em todos os espaços públicos.
Esta lei nunca foi aplicada devido à queda do Governo e o executivo atual, composto por partidos liberais e trabalhistas, declarou não ter "qualquer razão" para proibir o véu completo na rua.
Quando o Governo foi formado, os dois partidos da coligação chegaram a acordo para apresentar uma nova proposta de lei para substituir a anterior.
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) validou, em julho de 2014, a proibição do uso em público do véu islâmico completo (burqa e niqab), aprovada em 2010 em França, por considerar que não era contrária à liberdade religiosa.
Esta proibição foi também adotada pela Bélgica, Bulgária e em algumas regiões suíças.
A burqa cobre totalmente, da cabeça aos pés, e o niqab é um véu que tapa o rosto e a testa, deixando a descoberto os olhos.
Lusa / Sapo
Imagem: Impala

Nenhum comentário:

Postar um comentário