terça-feira, 25 de abril de 2017

Hora de Fecho: A grande vida de Laura, 81 anos, rainha da cerveja

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A avó ganhou o título a vender peixe, na Figueira. A professora sucede-lhe, mas na categoria cerveja. Criou a CUL, a primeira bebida universitária do país. Foi só a última coisa que fez.
Só a esquerda mandou recados ao Governo. A mesma esquerda não aplaudiu Marcelo nem lembrou Soares. A direita agitou as suas bandeiras "fraturantes": eutanásia e enriquecimento ilícito.
Fez um discurso profilático contra populismos e nacionalismos e recusou estar a mandar recados. Mas enviou alguns. Aqui pode ler os comentários de Vítor Matos ao que o PR quis dizer.
Em 1992, o subsecretário de Estado da Cultura afasta José Saramago de um prémio literário. Magoado, o escritor deixará Portugal e anos depois ganhará o Nobel. Sousa Lara diz ter rezado por ele.
Uma criança de 4 anos foi atacada em Matosinhos, por um cão de raça perigosa, e encontra-se em estado grave. Dono do animal fugiu mas já foi detido. Antes do ataque, terá agredido o pai da criança.
Quase ao mesmo tempo que um submarino norte-americano atracou num porto na Coreia do Sul, na Coreia do Norte o regime de Kim Jong-Un fez um exercício com mísseis de longo alcance.
Quando uma parede velha ou uma calçada partida ganha uma nova vida é porque estes artistas puseram mãos à obra. Estes são os nomes da arte urbana que deve manter em mente. Dois são portugueses.
Fiscalía Provincial de Madrid acusa Concepción Dancausa, delegada do governo na capital, de fraude por causa de uma operação no Mercamadrid. Irmão de Ignacio González também está entre os acusados.
Uma empresa japonesa criou uma capa de telemóvel que pode ajudar os pais a evitar que as crianças ou jovens fiquem viciados nos dispositivos.
A Samsung lançou para o mercado o Galaxy S8 e S8 Plus, dois topo de gama que conseguem incorporar grandes ecrãs num corpo mais pequeno. Testámos os dois e comparámos com o Galaxy S7 Edge.
D. João I e D. Filipa de Lencastre deram o nó a 2 de fevereiro de 1387, na Sé do Porto. Falámos com o historiador Vitor Pintor, que nos guiou aos bastidores de uma cerimónia com 630 anos. 
Opinião

Helena Matos
Marcelo é o produto acabado desse paradoxo que é a direita portuguesa em 43 anos de democracia: pode ser popular mas não pode ser mais nada. Deixar ou não cair Marcelo é o próximo dilema da direita.

Laurinda Alves
Uma madrasta pode invadir o espaço e ocupar todo o ar que os enteados precisariam para respirar em casa, em família. Estas mulheres manipuladoras têm, muitas vezes, a aparência de anjos.

Paulo Trigo Pereira
Quer gostemos ou não do personagem, após o processo presidencial Emmanuel Macron e o seu movimento “En marche” a política, em França, e na Europa, não voltará a ser o que era.

Paulo de Almeida Sande
Dar a vitória de Macron por adquirida é o pior que os seus apoiantes e ele próprio podem fazer. E não será o apoio de Fillon, de Cazeneuve, de Hamon, de Hollande (sobretudo o deste!), a valer-lhe.

Rui Ramos
As eleições presidenciais francesas revelaram outro país dividido pela questão europeia, e em que é improvável que a elite política consiga assegurar um governo efectivo. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário