segunda-feira, 1 de maio de 2017

Social | Vem aí plano estratégico para cuidado e envelhecimento ativo

01 Maio 2017

O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, preside, na terça-feira 02, a partir das 9h00, no Hotel Pestana Trópico, na Praia, ao acto da abertura de um atelier para validar o Plano Estratégico Nacional para Cuidado e o Envelhecimento Ativo para o horizonte 2017-2021 (PENCEA). Proporcionar melhores condições de vida e saúde na velhice em Cabo Verde constitui o objectivo principal desse plano.

Vem aí plano estratégico  para cuidado e envelhecimento ativo
O fórum é promovido em parceria com a Organização Mundial da Saúde e vai contar com a participação dos diferentes intervenientes e parceiros do projecto.
Para o plano a ser socializado esta a ser projecto para funcionar como um instrumento para garantir os Direitos Humanos e Sociais e constituir um importante marco legal para orientar a população das diferentes políticas dos cuidados sociais e de saúde na conquista de um envelhecimento ativo, «oferecendo melhores condições de vida e saúde na velhice em Cabo Verde»
Segundo fundamenta o Governo da República, o envelhecimento da população constitui uma história de sucesso para as políticas de Saúde Pública, assim como para o desenvolvimento social e económico de qualquer país - é também hoje um fenómeno universal que representa uma das maiores conquistas da humanidade. Por isso, entende o executivo de Ulisses Correia e Silva que proporcionar o sentido e a dignidade ao envelhecimento constitui um dos maiores desafios da actualidade.
«Assim, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias através das quais a velhice deixe de ser encarada como a retirada ou afastamento da vida social, dignificando o envelhecimento, associando-o à vitalidade, atividade e empreendedorismo, fomentando a reintegração da pessoa idosa numa experiência participativa no seu meio de vida e integrando-a num ambiente facilitador onde existam modalidades e programas diversos que propiciem o seu envelhecimento digno», lê-se na nota justificativa do Ministério da Saúde e Segurança Social.
Fonte: ASemana - Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário