segunda-feira, 1 de maio de 2017

Estado indiano oferece pás de madeira a mulheres para que estas se defendam dos maridos

Resultado de imagem para Estado indiano oferece pás de madeira a mulheres para que estas se defendam dos maridos
Um ministro do estado indiano de Madhya Pradesh, no interior da Índia, decidiu presentear cerca de 700 noivas com pás de madeira de lavar roupas para que estas se possam defender em situações de violência doméstica, por parte dos seus futuros maridos, que, em muitos casos, sofrem de alcoolismo.
O ministro Gopal Bhargava entregou as pás durante um casamento organizado, no passado sábado, dia 29, pelo governo de Madhya Pradesh, na Índia central.
As pás têm inscrições como "para os agressores bêbados" ou "a polícia não irá intervir". Bhargava pediu às noivas para que primeiro tentassem resolver a situação com os seus maridos, antes de ripostar em sua defesa. Porém, caso não consigam, reiterou que "devem deixar que as pás falem".
O ministro assegurou à agência de notícias AFP que quer chamar a atenção para o estilo de vida abusivo sofrido por grande parte das mulheres nas zonas rurais na Índia, onde estas são maltratadas pelos seus maridos, que muitas vezes têm problemas com álcool.
"As mulheres relatam como os seus maridos se embebedam e ficam violentos. Depois roubam as poupanças e gastam tudo para comprar mais bebidas alcoólicas", disse Bhargava, assegurando que não quer instigar a violência, mas preveni-la.
Nos últimos anos, muitos estados da Índia lançaram campanhas contra o alcoolismo, proibindo bebidas alcoólicas ou restringindo sua venda. No ano passado, o governo do estado de Tamil Nadu prometeu proibir completamente o álcool, uma proposta popular entre as mulheres, mas que os especialistas temem que possa aumentar a produção ilegal.
Em 2014, o estado de Kerala, no sul do país, proibiu o álcool na maioria dos hotéis no seu território, enquanto o estado de Gujarat há décadas que aplica a proibição total.
MadreMedia/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário