terça-feira, 27 de junho de 2017

360º - SIRESP: o que diz a "caixa negra" das comunicações. E ainda: os "touros de fogo" de Benavente e a acusação a Temer por corrupção

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Michel Temer foi ontem ao final da noite acusado pelo crime de corrupção passivaO processo, conduzido pelo procurador-geral da República, deu entrada no Supremo Tribunal Federal.

A Folha de S. Paulo publicou o documento na íntegra,aqui. De acordo com a denúncia, Temer terá recebido da empresa JBS uma mala com 500 mil reais e ainda "a promessa de outros 38 milhões".

Segundo um dos gestores da empresa que terá pago os subornos, Michel Temer disse, durante uma reunião em sua casa: "E para mim? O que tem?".

As acusações podem não ficar por aqui. A Procuradoria tem agora cinco dias para apresentar uma nova denúncia, agora por obstrução de investigação de organização criminosa, escreve o Estado de S. Paulo.


Informação relevante
É a confirmação oficial: houve falhas graves e constantes das comunicações pelo sistema SIRESP durante o fogo de Pedrógão Grande. O conteúdo da "caixa negra" da Proteção Civil (revelado hoje pelo Público e pelo JN) prova a existência de pedidos de ajuda sem resposta.

Ontem, a ministra da Administração Interna pediu finalmente um estudo independente ao funcionamento do SIRESP. E ainda uma auditoria pela Inspeção-Geral da Administração Interna à Secretaria-Geral da Administração Interna.

Ao longo do dia de ontem, a polémica esteve toda do lado de Passos Coelho. Ao fim da manhã, o líder do PSD falou em asos de suicídio na sequência do fogo de Pedrógão Grande. Mas rapidamente se percebeu que tinha sido uma precipitação. Pouco depois, o Presidente da Santa Casa da Misericórdia local, também candidato à câmara pelos social-democratas, assumiu ter sido a origem do erro. E Passos acabou o dia a pedir "desculpa" aos portugueses.

De qualquer forma, o bastonário da Ordem dos Psicólogos está preocupado: há falta de apoio no terreno para casos considerados "menos graves".

Em Espanha, o fogo junto ao Parque Natural de Doñana já estará controlado. Quais as diferenças entre o incêndio em Espanha e em Portugal e na forma como foi combatido? A Rita Porto dá algumas pistas.

Fernando Medina lançou ontem a sua candidatura a Lisboa com o apoio, a presença e os elogios de António Costa. De manhã, Medina tinha ouvido uma nega: António Lobo Antunes recusou fazer parte da sua comissão de honra com o argumento de que a sua mulher, a ex-jornalista Cristina Ferreira de Almeida, é candidata do PSD à junta de freguesia de Campo de Ourique.

Hermínio Loureiro vai poder sair da cadeia se pagar uma caução de 60 mil euros. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Instrução Criminal de Santa Maria da Feira. Este foi o comentário do advogado do ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis: "Ele está livre que nem um passarinho, neste momento".

Ben Bernanke, ex-presidente da Reserva Federal dos EUA, esteve em Sintra, na conferência dos banqueiros centrais organizado pelo Banco Central Europeu, e mostrou que aprendeu a lição de Trump: "às vezes", disse, "o crescimento económico não é suficiente” e é preciso dar a devida atenção aos que perderam com a globalização.

Já Mario Draghi esteve mais optimista. Segundo o presidente do BCE, a voz daqueles que anteciparam o fim da União Europeia e do euro são agora apenas “sussurros que mal se ouvem”.

E vão sete: ontem ao fim do dia, um novo avião registou um incidente com um drone junto ao aeroporto de Lisboa. Tudo aconteceu a 500 metros de altitude, com um avião da Ryanair que transportava 162 passageiros.

Para o Estado Islâmico, os drones têm outra função. As autoridades europeias estão preocupadas com o facto de a organização terrorista estar a treinar os seus militantes para os usarem como forma de lançar bombas sobre multidões.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O homem que afinal não tem sempre sorte": "Ao fim de uma semana, tivemos desculpas do líder da oposição por um comentário, mas nem uma palavra de contrição do governo pelo descontrole que matou 64 pessoas e deixou mais de 200 feridas".

José Manuel Fernandes faz um vídeo de opinião sobre o que correu mal nos incêndios: "Quando o Estado falha de forma catastrófica, não podemos ignorar a desorganização, o encobrimento, a incompetência e o desnorte político".

Laurinda Alves escreve sobre a tragédia de Pedrógão Grande: "Resgatar bens e vidas não passa apenas por salvar pessoas e animais, tirando-os dos escombros. Falta reorganizar e reconstruir. Falta ouvir, conversar, validar sentimentos e perdas, avaliar cada caso".

Paulo de Almeida Sande escreve "A peste grisalha": "A velhice na sociedade actual, que nos chama velhos aos 40 e nos condena a um longo ostracismo até que a vida natural em nós se apague, 50 ou 60 anos mais tarde, é um longo, lento e doloroso naufrágio".


Os nossos Especiais

Afinal, em Benavente houve "touros de fogo" ou não?Houve animais com as hastes a arder e a pele queimada ou só "aquela coisa dos foguetes"? Depois da polémica, que envolveu uma foto tirada em Espanha e não em Portugal e um vídeo genuíno, a Tânia Pereirinha esteve em Benavente a falar com quem assistiu a tudo. E ouviu um desabafo: "Uma vila inteira está a ser chacinada dentro de Portugal por uma coisa que não aconteceu. Não somos assim tão retrógrados nem da Idade Média para torrarmos animais no meio da praça. No meio disto tudo, a população de Benavente é que ficou queimada".


Notícias surpreendentes

Gwyneth Paltrow também tem uma ou duas coisas a dizer sobre Lisboa. Aliás, tem dez: no seu site, a atrizrecomendou dez lojas da cidade que merecem uma visita.

Harry Potter fez 20 anos e no Observador entrámos em modo pottermania:

  • Aqui, contamos a história de como uma divorciada sem um tostão criou uma saga milionária;
  • Aqui, pode ficar a conhecer as pessoas que inspiraram 13 personagens de Harry Potter;
  • Aqui, tem um quiz para mostrar que sabe mesmo tudo sobre a saga;
  • aqui tem um vídeo com cinco histórias que talvez desconheça.

À medida que o tempo passa, o que acontece às coisas que usamos no dia a dia? Estas 90 fotos mostram o desgaste dos anos.

Hoje à noite tem o concerto solidário pelas vítimas dos incêndios. Começa às 21h e tem as atuações de AGIR, Amor Electro, David Fonseca, Sérgio Godinho e muitos outros.

Uma última nota para lhe dizer que o Observador recebeu pela terceira vez consecutiva o prémio de jornalismo económico Universidade Nova/Santander Totta, desta vez na categoria Mercados Financeiros. O vencedor foi o Luís Rosa, com o texto “Como Salgado usou o ‘saco azul’ para implementar um esquema de financiamento fraudulento do Grupo Espírito Santo”.
Até já!
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário