domingo, 17 de setembro de 2017

VI Feira Social Do Concelho: Entrega Simbólica De “Cartão 66” E Estreia Do Ateliê Mãos Unidas










O parque do Julgado de Paz acolheu, no dia 15 de setembro, a VI edição da Feira Social do Concelho.
Realizada anualmente sob a organização da Rede Social concelhia, a iniciativa juntou utentes, técnicos e auxiliares das Instituições Particulares e Solidariedade Social – APCV Equipamento 2 (Oliveira do Conde); Cáritas Paroquial de Beijós, Oliveira do Conde e Parada; Fundação Comendador José Nunes Martins; Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal e Cooperativa Vários de Tondela.
Pela primeira vez, também Associação Mãos Unidas Padre Damião (Ateliê Mãos Unidas de Carregal do Sal) associou-se à iniciativa com uma barraquinha expositiva e a disponibilização, em primeira mão, da Unidade Móvel de Saúde que permitia a realização de rastreios gratuitos de terapia da fala que, doravante, percorrerá as sedes de freguesia do Concelho permitindo o respetivo rastreio aos interessados. Isso mesmo foi anunciado por técnicas do Ateliê quando convidadas pela Vereadora da Ação Social, Ana Cristina Borges, a explicar a dinâmica da Instituição a todos os presentes.
Entre as 10h e as 16h, a comunidade foi convidada a ajudar as IPSS através da aquisição de diversos produtos elaborados pelos colaboradores e utentes das instituições e de géneros alimentares, incluindo frutas e hortícolas. 
Quanto à animação, voltou a ser garantida pelas próprias IPSS’s. Pela manhã, a Santa Casa da Misericórdia interpretou uma canção popular portuguesa e a APCV brindou os presentes com uma coreografia; da parte da tarde, a prestação da Fundação Comendador José Nunes Martins/Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde e uma nova coreografia pela APCV voltaram a conquistar a atenção dos transeuntes, incluindo utentes da CRTT que, entretanto, “assentaram arraiais” numa cumplicidade ímpar com as IPSS.
Entre as duas apresentações, a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, Ana Cristina Borges, usou a palavra para agradecer a participação de todos destacando a colaboração, entrega e partilhas dos últimos 4 anos. 
Ponto alto da VI Feira Social do Concelho foi também a entrega simbólica dos primeiros “Cartão 66” pela Vereadora que esclareceu é um cartão pleno de vantagens para os idosos do Concelho e que está frequentemente em atualização pois “continuamos a receber respostas de empresários/comerciantes do Concelho interessados em aderir.”
No final, também o Ateliê Mãos Unidas proporcionou um momento diferenciador – uma largada de balões partilhada por utentes, técnicas e transeuntes que se quiseram associar à iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário