domingo, 5 de novembro de 2017

Eu, Psicóloga | Você pode estar criando um coitadinho. É isso mesmo o que você quer?




Casos de falta de educação, antigamente, eram facilmente resolvidos com castigos ou chinelos. Hoje viram verdadeiros tsunamis. É a sala de aula virando lama. Crianças sendo criadas num falso mundo onde tudo pode. Aprendendo que mentir dá lucro. E que desvios trazem vantagens. Em troca de que? Meio ponto?

Pais, ao invés de conversar para melhorar a criança, crucificam o professor. Destratam, desrespeitam, ameaçam, processam . Armam verdadeiras guerras por whatsapp, com direito a emoticons e outras figurinhas.


Essas pessoas insanas têm a exata noção do que fazem? A clara consciência de que estão sendo manipulados pelos filhos? Invertendo a ordem de valores dando razão a quem não tem? Difamando profissionais com anos de experiência? É o mundo de pernas para o ar. Chamem o responsável pelo responsável!

Coitadinho?

Coitadinhizar crianças é matar a capacidade delas serem pessoas melhores. Coitadinhos são pessoas incapazes de construírem a própria felicidade. Muito triste produzir um coitadinho.

Aprender a obedecer, a respeitar, a não prejudicar o outro não é castigo, é lição. Eles não são reizinhos donos do mundo. A lei que vale para todos, vale para eles também. Não se leva vantagem em tudo.

Vantagem é trabalhar para ter o que precisa. É saber que tudo tem retorno. E o que você manda, volta para você sempre. Muitas vezes em forma de notas no boletim.

Crianças pedem socorro de várias formas. Socorra. Foi chamado na escola? Escute, encare, repense. Venha desarmado. Ali, na sua frente, tem um profissional que reparou o que a gente deixou passar. Não desconte sua raiva em quem está te mostrando esse fato. Não se trata de um embate com vencedores e vencidos. Trabalhe em conjunto. Lutamos juntos por crianças melhores.

Você pode estar criando um coitadinho. É isso mesmo que você quer?

Se não for, pare, reavalie. Ponha a mão na consciência! Tirar nota baixa é aprendizado. Tinha que ter estudado mais. Saber que a nota aumentou porque a mãe arrumou um jeitinho, é desserviço.

Ser chamado a atenção pelo professor não é constrangimento, é aprendizado. Saber que a mãe foi rodar a baiana na escola por causa disso, é aprender a ser bandido.

Poderia dizer que pais que deseducam podem começar a comprar cigarros para levar na cadeia em dias de visita. Não direi. Do jeito estranho que estamos, a continuar assim, talvez palanques eleitoreiros sejam o futuro para essas crianças manipuladoras e sem limites de hoje. De qualquer forma, um triste fim para todos nós.

Filho é pipa. Precisa vento, precisa linha, precisa embate também. Cada uma com sua rota, seu voo, seu aprendizado. Voltam rasgadas, tronchas, sem um pedaço da rabiola?

A gente dá colo, passa remédio, sopra e manda voar de novo. É no voo que se aprende a voar. Pipa bonita é a que dança no ar.

Texto original: Mónica Raouf – Extra-Globo

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível!
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online http://aveiro123.blogspot.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário